Coritiba encerra série de tropeços e vence Corinthians que segue líder

Coritiba encerra série de tropeços e vence Corinthians que segue líder

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

No confronto entre dois dos ataques mais positivos do Campeonato Brasileiro, o Coritiba precisou de apenas um gol para derrubar o líder Corinthians, neste domingo, no Couto Pereira. Jonas, aos 27 minutos do segundo tempo, fez o 1 a 0 que espantou a má fase dos paranaenses e impediu os paulistas de abrirem vantagem na liderança.

O resultado acaba com uma série de três tropeços (dois empates e uma derrota) que começava a afastar o Coxa do sonho de brigar por uma vaga na Taça Libertadores de 2012. A equipe pulou da 12ª para a oitava colocação, com 29 pontos, sete a menos do que o Flamengo, que hoje fecha a zona de classificação para o torneio continental. O próximo compromisso será às 20h30m de quinta-feira, contra o Vasco, algoz na decisão da Copa do Brasil. O jogo será em São Januário.

Mesmo perdendo em Curitiba, o Corinthians chega à 15ª rodada consecutiva na primeira colocação. E os adversários voltaram a ajudar: Vasco e Flamengo também foram derrotados e não conseguiram se aproximar. A distância é de dois pontos (40 a 38) para o rival São Paulo, o novo vice-líder. Também na quinta, o Alvinegro faz um jogo decisivo na batalha pelo título, contra o Flamengo, às 21h50m, no Pacaembu.

Cadê o futebol?

Sobrou vontade e faltou futebol para Coritiba e Corinthians nos primeiros minutos da partida. A luta pela bola foi intensa, principalmente no meio de campo. A forte marcação no setor atrapalhou os jogadores responsáveis por conduzir a bola. Marcos Aurélio se apagou frente a Moradei, enquanto Danilo sumiu com o combate de Leandro Donizete. Emerson era o mais lúcido jogador de ataque.O jogo só esquentou a partir dos 20 minutos e transformou o goleiro Vanderlei no melhor em campo na primeira etapa. Escalado na vaga do questionado Edson Bastos, ele freou o crescimento do adversário com belas defesas em finalizações cruzadas de Emerson e Willian pelo lado direito do ataque e em uma cobrança de falta de Chicão que tinha como destino o ângulo esquerdo.

O Coritiba também teve seus momentos de perigo, mas sentiu falta de um homem de referência na área. Anderson Aquino ofereceu pouco trabalho a Chicão e Leandro Castán. Rafinha, vestindo a camisa 100 em alusão ao número de jogos pelo clube, também esteve abaixo do esperado. As chances vieram em um calcanhar de Jonas, parado por Julio Cesar quase na pequena área, e em um chute de longe de Tcheco, que desviou na zaga e quase enganou o goleiro.

Os times foram para os vestiários irritados com a atuação do árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF). Tite reclamou da não expulsão de Lucas Mendes após cometer falta quando Sheik se preparava para entrar na área. Já os paranaenses esbravejaram contra faltas invertidas e cartões amarelos para Anderson Aquino e Leandro Donizete. O trio de arbitragem deixou o campo sob os gritos de “vergonha” vindos da torcida do Coxa.       Jonas, de cabeça, garante o gol da vitória do Coxa sobre o líder Corinthians (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)

Coritiba decide o jogo

Os 15 minutos de intervalo não foram suficientes para Marcelo Oliveira e Tite corrigirem os erros de suas equipes. O segundo tempo continuou como o primeiro: muita vontade e pouca qualidade. O excesso de passes errados na ligação entre o meio de campo e o ataque seguiu sendo o grande problema para ambos conseguirem criar boas chances de gol.

As falhas acarretaram mudanças nas peças: o Corinthians trocou Danilo por Alex. No Coritiba, entraram Everton Costa e Caio Vinícius nas vagas de Anderson Aquino e Léo Gago. Everton, inclusive, perdeu boa chance ao chutar para fora um rebote na área. A resposta paulista foi com Willian, batendo para difícil defesa do goleiro Vanderlei.

Depois de momentos de igualdade, o Coritiba aproveitou a pouca eficiência do Corinthians na armação das jogadas para controlar o jogo. Empurrado pela torcida (26.572 pagantes compareceram, com renda de R$ 645.610) o Verdão paranaense passou a pressionar e chegou ao gol, aos 27 minutos. Após cruzamento de Rafinha pela direita, Everton Costa desviou, e Jonas, de cabeça, mandou a bola para a rede.

O Timão tentou responder com a entrada do meia Morais na vaga do volante Moradei. A melhora esperada por Tite não veio por pouco. Aos 40 minutos, Alex carimbou o travessão em um lindo chute de fora da área. E, aos 45, Morais soltou uma bomba da entrada da área e também acertou a trave. O Corinthians ficou no quase. Muito pouco para o líder.                      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições