Coritiba inicia caminhada em busca de título inédito na Copa do Brasil

Coritiba inicia caminhada em busca de título inédito na Copa do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:55

O primeiro passo do caminho mais curto para a Libertadores da América. É desta forma que o Coritiba encara a estreia na Copa do Brasil, às 19h30m, diante do Ypiranga-RS, no Estádio Colosso da Lagoa, nesta quarta-feira.

Apesar do otimismo, o retrospecto do Coxa diante de equipes gaúchas na competição é desfavorável, com eliminações alviverdes em três dos quatro confrontos disputados até hoje na competição, criada em 1989. As derrotas foram para o Grêmio, nas semifinais de 1991 e 2001, e para o Internacional, na mesma fase em 2009. E o único triunfo foi diante do Caxias, na primeira fase, em 2004.

Mesmo com este histórico ruim, o elenco alviverde acredita na possibilidade de vitória por dois ou mais gols de diferença, o que garantiria a classificação para a próxima fase sem a necessidade do jogo de volta, no Couto Pereira.

- Sabemos que o Ypiranga está numa posição intermediária no Campeonato Gaúcho, mas estamos confiantes. Se entrarmos em campo e fizermos nosso jogo, o resultado virá naturalmente – destaca o meia Davi, um dos destaques da equipe na campanha invicta até agora no Campeonato Paranaense.

Com a base do ano passado, campeã estadual e da Série B do Brasileirão, e três reforços vindos do Avaí (Davi, o zagueiro Emerson e o lateral-esquerdo Eltinho), o Coxa estreia na competição nacional com a mesma formação titular utilizada nas últimas partidas do certame regional.

Assim, o time alviverde seguirá adotando o esquema 4-4-2, com Édson Bastos, Jonas, Emerson, Pereira e Eltinho na defesa; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi no meio-campo; e Marcos Aurélio e Bill no ataque. Equipe considerada titular, ao menos até o retorno do zagueiro Jeci e do atacante Leonardo, que se recuperam de lesões.

Mas não é apenas o Coritiba que tem motivos para demonstrar otimismo. No Ypiranga, a confiança deve-se à invencibilidade caseira na temporada, que garantiu à equipe um lugar nas quartas-de-final do primeiro turno do Gauchão. Nos quatro jogos que fez no Colosso da Lagoa, o Canarinho, como o time é conhecido, venceu Cruzeiro e Porto Alegre, e empatou com o Grêmio. Mas o técnico Agenor Piccinin prega cautela e espera levar a decisão para Curitiba.

- A Copa do Brasil é diferente. São dois jogos, e o importante é não sofrer gols em casa.

Antes do jogo, o Ypiranga fará a festa de sua torcida com show da cantora Giovana Texas e eleição da musa do clube.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições