Criado por nós o vôlei de praia ganha o mundo

Criado por nós o vôlei de praia ganha o mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

  Juliano Rodrigues

[email protected]

O vôlei de praia surgiu por volta da década de 30 no Rio de Janeiro e por muitos anos foi visto apenas como uma distração de final de semana, praticado por milhares de pessoas em todas as praias do nosso litoral. Conquistou um espaço na mídia depois de reunir, pela primeira vez, grandes nomes internacionais da praia para um torneio realizado no Rio em 1986.

Depois do grande sucesso desse torneio chamado de Hollywood Volley, o esporte foi oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e realizado o primeiro campeonato mundial, na praia de Ipanema, em 87. Na década de 90 foram realizadas as primeiras competições femininas e o Brasil passou a sediar uma das etapas do circuito feminino e uma do masculino.

Nas olimpíadas de 1992, em Barcelona, o vôlei de praia apareceu como esporte de exibição porém sua estréia como esporte olímpico aconteceu em Atlanta e o Brasil teve o domínio absoluto no feminino, conquistando as medalhas de ouro e de prata numa final com duplas brasileiras (Jacqueline e Sandra x Mônica e Adriana). Em Sydney 2000, o esporte obteve um excelente resultado, obtendo 1/3 de todas as medalhas obtidas pelo Brasil nos Jogos.  

  Leia também

O surgimento do Voleibol Criado por nós o vôlei de praia ganha o mundo  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições