MENU

Cristiano Ronaldo fatura a segunda 'Chuteira de Ouro' de sua carreira

Cristiano Ronaldo fatura a segunda 'Chuteira de Ouro' de sua carreira

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 10:23

Cristiano Ronaldo fez história na atual temporada vestindo a camisa do Real Madrid (Foto: EFE)

  Pela segunda vez na carreira, Cristiano Ronaldo é o dono da "Chuteira de Ouro" do futebol europeu. Nesta segunda-feira, com todos os campeonatos nacionais já oficialmente encerrados, a Uefa anunciou os principais goleadores do Velho Continente na temporada. E como não poderia deixar de ser, o português, que quebrou o recorde de gols em uma única edição do Campeonato Espanhol , com 40 gols em 38 jogos, faturou o troféu, com 80 pontos.

Ele repete o feito da temporada 2007-2008, quando com bem menos gols, 31, vestindo a camisa do Manchester United, conquistou a chuteira pela primeira vez na carreira, com 62 pontos. Neste ano, ele deixou para trás Lionel Messi, que conquistou o prêmio no ano passado com 34 gols (68 pontos) e nesta temporada marcou 31 (62 pontos). Di Natale, do Udinese, e Mario Gomez, do Bayern de Munique, com 28 gols e 56 pontos, vieram logo atrás.

- A Chuteira de Ouro é um grande prêmio, porque é fruto do trabalho dos meus companheiros, da comissão técnica, de todos os funcionários e dos dirigentes do clube, além do apoio da torcida. Não é só minha, mas sim de todo o Real - disse, em entrevista ao jornal "Ás" .

A "Chuteira de Ouro" premia o jogador que marcou mais gols em seu campeonato nacional, tendo em vista um sistema de classificação que dá pontos aos atletas. A cada gol marcado em um dos cinco principais campeonatos do continente (Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra), o jogador marca dois pontos. Nos campeonatos austríaco, belga, búlgaro, croata,escocês, grego, holandês, israelense, norueguês, polonês, português, tcheco, sérvio, suíço, turco e ucrâniano, os gols valem 1,5 ponto. Nas outras ligas, um ponto por gol.

Alex, do Fenerbahçe, artilheiro e campeão turco, é o único brasuca da lista dos 12 melhores, na oitava posição, com 42 pontos. Curiosamente, o jogador poderia ter sido o terceiro colocado, empatado com Di Natale e Mario Gomez, pois marcou o mesmo número de gols que os dois (28). No entanto, por pontuar menos pelo fato de jogar na Turquia, ficou apenas no oitavo lugar.

Classificação final da Chuteira de Ouro:

1 Cristiano Ronaldo (Real Madrid CF) 40 x 2 = 80

2 Lionel Messi (FC Barcelona) 31 x 2 = 62

3 Antonio Di Natale (Udinese Calcio) 28 x 2 = 56

Mario Gomez (FC Bayern de Munique) 28 x 2 = 56

5 Edinson Cavani (SSC Napoli) 26 x 2 = 52

6 Papiss Cissé (SC Freiburg) 22 x 2 = 44

Moussa Sow (LOSC Lille Métropole) 22 x 2 = 44

8 Alex (Fenerbahçe SK) 28 x 1.5 = 42

Dimitar Berbatov (Manchester United FC) 21 x 2 = 42

Samuel Eto'o (FC Internazionale de Milão) 21 x 2 = 42

Kévin Gameiro (FC Lorient) 21 x 2 = 42

Carlos Tévez (Manchester City FC) 21 x 2 = 42          

veja também