Cruzeiro e Ceará buscam a vitória em Uberlândia

Cruzeiro e Ceará buscam a vitória em Uberlândia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:30

Confronto direto entre dois times que sonham em se aproximar do G-4, mas que não conseguem fugir do meio da tabela de classificação. Esse é o cenário para o duelo entre Cruzeiro e Ceará, que medirão forças a partir das 18h (de Brasília), no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Os dois times buscam o equilíbrio no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro espera vencer para engatar uma sequência de vitórias, já que vem de derrota para o Atlético-PR, na última rodada. Já o Ceará chega para o confronto credenciado pelos dois bons resultados diante do São Paulo (empate no Morumbi) e Grêmio (vitória por 3 a 0 no Presidente Vargas).

A vaga na Taça Libertadores do próximo ano ainda é um sonho distante para as duas equipes. Nem tanto pela pontuação, já que o Botafogo, última equipe na área de classificação, possui apenas sete pontos a mais do que a Raposa e seis do que o Vovô, mas sim pelo futebol irregular apresentado pelos dois times. A participação das duas equipes no Campeonato Brasileiro nem de longe faz lembrar o "Barcelona das Américas" e a "Carroça Desembestada", apelidos dados a Cruzeiro e Ceará, que simbolizavam o bom futebol apresentado pelos times no primeiro semestre.

A arbitragem da partida ficará por conta do pernambucano Nielson Pereira Dias, que será auxiliado por Jossemmar Diniz Moutinho e por Clóvis Amaral Silva, também de Pernambuco. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view exibe o jogo, ao vivo, para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM traz a cobertura completa da partida, em Tempo Real, a partir das 17h30 (de Brasilia).

Cruzeiro:   a derrota para o Furacão freou o início de reação da equipe, que venceu o Avaí, por 5 a 0, quebrando uma série negativa de quatro derrotas. Com 21 pontos, a Raposa precisa da vitória para ultrapassar o adversário e se recuperar. O retrospecto em Uberlândia é favorável, já que o time tem cinco vitórias e duas derrotas.

Ceará:   após a vitória sobre o Grêmio, o time do Ceará recuperou a confiança que estava abalada. Além de estar novamente em um bom momento, o Vovô contará com retornos de jogadores importantes como o lateral-esquerdo Vicente, e os volantes Heleno e Michel. Na 11ª colocação, o Ceará quer voltar a brigar pelo G-10 e se consolidar longe da zona de rebaixamento.

Cruzeiro:   Joel Santana, como de costume, não revelou a equipe, mas ele deverá fazer apenas duas alterações com relação ao time que perdeu por 2 a 1 para o Atlético-PR. O zagueiro Gil cumpriu dois jogos de suspensão e está de volta à zaga, na vaga de Léo. Já o atacante paraguaio Ortigoza será o companheiro de Wellington Paulista no ataque, uma vez que Anselmo Ramon foi expulso na Arena da Baixada. Portanto, o time celeste deverá ser formado por Fábio; Vítor, Gil, Naldo e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Wellington Paulista e Ortigoza.

Ceará:   com os retornos de Vicente, Heleno e Michel, Vagner Mancini deve retornar esses jogadores aos seus respectivos lugares como titulares. Porém, com as boas exibições de Edmilson e, principalmente, Eusébio, na última rodada, o técnico pode surpreender. Ainda assim, o mais provável é que entre com: Diego; Boiadeiro, Fabricio, Anderson Luís e Vicente (Egídio); Heleno, Michel, Rudnei e Thiago Humberto; Osvaldo e Marcelo Nicácio.

Cruzeiro:   o zagueiro uruguaio Victorino segue a recuperação do estiramento na coxa esquerda. Já o atacante Anselmo Ramon, expulso na última rodada, está suspenso. O atacante Wallyson, com fratura no tornozelo esquerdo só voltará a jogar no ano que vem.

Ceará:   João Marcos (continua se recuperando de lesão na coxa direita), Diego Sacoman (com edema no joelho direito) e Fernando Henrique (entregue ao departamento médico com uma contusão no dedo da mão direita).

Cruzeiro:   Fábio, Léo, Montillo, Wallyson e Wellington Paulista.

Ceará:   Eusébio, Boiadeiro e Rudnei.

Cruzeiro:   o armador Roger foi o destaque da equipe na goleada sobre o Avaí, por 5 a 0, em Uberlândia. De volta ao Parque do Sabiá, a expectativa é de que o jogador volte a ser decisivo quando a equipe joga em casa.

Ceará:   Marcelo Nicácio marcou dois gols na partida contra o Grêmio. O atacante recuperou a condição de titular do Vovô e, segundo ele, precisa continuar fazendo gols para se manter como primeira opção do técnico Vagner Mancini.

Joel Santana, técnico do Cruzeiro:   "O Ceará é um time encardido, é uma carroça desembestada, como eles falam lá. É um time bom. Ninguém ganha do Grêmio da forma que ganhou com desfalque de três jogadores. Temos que tomar muito cuidado porque não vai ser fácil".

Marcelo Nicácio, atacante do Ceará:   "É importante sempre estar marcando gols. Atacante vive disso. É por isso que é tão importante estar sempre bem preparado e bem colocado na partida. Os gols que fiz contra o Grêmio já estão no passado. Agora eu preciso marcar contra o Cruzeiro".

* Quem venceu mais?   Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Desde que Joel Santana assumiu o Cruzeiro, a equipe não empatou. Foram 12 partidas, com seis vitórias e seis derrotas.

* O Ceará sofreu 27 gols e tem a quarta pior defesa deste Brasileiro 2011.

* Esta é a primeira vez na era dos pontos corridos que o Cruzeiro não apareceu em momento algum entre os cinco primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

* Será o duelo entre o Vovô, como o Ceará também é conhecido, e o Papai, apelido do técnico Joel Santana.

* A melhor colocação do Ceará na atual competição foi nono lugar, enquanto o Cruzeiro chegou no máximo até a sétima colocação.

No último duelo entre Cruzeiro e Ceará, deu Raposa. E foi uma vitória construída pelos gringos do time mineiro. Os argentinos Montillo e Farías fizeram os gols que decretaram o triunfo celeste, por 2 a 0, em Sete Lagoas, no dia 22 de setembro do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro.   (Reveja os gols daquela partida).          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições