Cruzeiro toma ponta do Flu, Timão desaba, e dois ressurgem

Cruzeiro toma ponta do Flu, Timão desaba, e dois ressurgem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Sem encher os olhos, sem jogar muito, exuberância zero. Não importa: com ironia ou sem ironia, o Cruzeiro, novo líder do Brasileirão, tomou a ponta do Fluminense no melhor estilo muricybol... No dia 10 do mês 10 de 2010, obteve sua oitava vitória pelo vantagem mínima nesta campanha, um 1 a 0 bem 1 a 0, gol de Wellington Paulista. Até mesmo o fera Montillo jogou a conta do chá, parecendo sentir a maratona de jogos da segunda metade da competição. O argentino saiu aos 20 minutos do segundo tempo para a entrada - sempre temerária - de Roger, o que deu certo ânimo para os rivais. Nada, porém, capaz de transformar o tricolor Rodriguinho em um finalizador confiável e mudar o placar sovina do estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.

No Pacaembu, os 23.459 pagantes tiveram uma tarde de domingo muito mais emocionante - e não estão achando isso nada bom. Com um minuto de jogo, gol do Corinthians: euforia. E então vieram um, dois, três gols do Atlético-GO. Nem o protesto bem-humorado ao cantar "Vamos jogar bola, ô, ô, ô, ô", em paródia do hit trash oitentista "Vamos a la Playa", foi capaz de dissipar a raiva. No segundo tempo, o visitante fez 4 a 1, e o que se espalhou foi o medo. Houve um quinto gol, injustamente anulado, e uma bola na trave de Julio Cesar. Daí em diante, vieram os dois gols de uma reação tardia - e com eles, a frustração e a vergonha. Tanta vergonha que, em acesso de autocrítica ou outro fenômeno ainda a ser elucidado, o treinador Adilson Batista pediu para sair. A diretoria, docemente constrangida, aceitou sem pestanejar. E pensar que, na sexta-feira, Adilson tinha um discurso de serenidade:

- É um momento de calma. Não podemos entrar em loucura, desespero - advertiu ele. Os jogadores saíram do Pacaembu órfãos de treinador, em meio a protestos de torcedores e bombas de efeito moral da PM. Mas a vigésima nona rodada flagra o Corinthians em situação que de forma alguma justifica arroubos irrefletidos: está em terceiro lugar, a cinco pontos do líder Cruzeiro (54 pontos) e três do Flu, mas com um jogo a menos. Na quarta, às 22h, o time paulistano enfrenta o Vasco em São Januário para ficar sabendo a real distância de seus rivais.

O Fluminense, que teoricamente tem um percurso mais fácil nas nove rodadas que faltam, enxerga duas pedreiras à frente: o Botafogo, no Engenhão, no domingo, e, no seguinte, o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

O futuro próximo do Cruzeiro é ainda mais complicado: vai a Porto Alegre tentar segurar o embaladíssimo Grêmio, oitavo colocado, 43 pontos (e ainda se incluindo na briga pelo título), e depois faz um clássico de contrastes contra o Atlético-MG, atual 18º colocado, com 28 pontos, recém ultrapassado pelo Atlético-GO.

Depois do Dia da Criança, é pra gente grande

Apesar de mais arrumado sob a batuta de Dorival Júnior, o Galo não foi páreo para o Inter no Beira-Rio e não deverá contar com Daniel Carvalho, lesionado novamente, nos próximos jogos. Para complicar, começa a disputar a Sul-Americana nesta quarta-feira, recebendo uma incógnita chamada Santa Fé, da Colômbia.

Já entre os colorados, o 1 a 0 mentiroso (até os 32 minutos do segundo tempo, o placar das finalizações era 18 a 2 para o Inter) foi suficiente para reacender a fé no título brasileiro. Tem 47 pontos,  sete menos que o Cruzeiro, e um jogo a menos. O Santos, que no sábado derrotou o Atlético-PR por 2 a 0, também andou fazendo o clichê "mantém vivo o sonho" ressuscitar em manchetes e títulos da mídia esportiva. Soma 45 pontos e também tem um jogo a menos que o líder e o vice-líder.

O tal jogo a menos de Peixe e Inter acontecerá na quarta-feira, na Vila Belmiro. E pode significar a decolagem de um dos dois. São times com elenco sólido e talentos capazes de fazer a diferença nas rodadas finais, seja em vitórias épicas, cheias de grandes lances. Ou em "reles" e muquiranas "goleadas" por 1  x 0.

Um pouco abaixo na tabela, Botafogo e Palmeiras (respectivamente, com 44 e 42 pontos) empataram em 0 x 0 no Engenhão e não se veem autorizados a voos tão altos. Foi o sétimo empate consecutivo da equipe carioca, que viu Loco Abreu chutar um pênalti para fora no primeiro tempo. Do lado alviverde, Felipão fala apenas em Sul-Americana: a jornada começa na quinta, na Bolívia, contra o Universitário de Sucre.

O Flamengo voltou de Florianópolis com um pontinho - agora são 34, cinco acima do sarrafo da zona de rebaixamento - e a dignidade de Val Baiano reabilitada após os dois gols contra o Avaí. O empate em 2 a 2 contra o 16º colocado só deixou como gosto amargo para o Rubro-Negro as falhas defensivas e o desfalque de Léo Moura (injustamente expulso) para o próximo confronto - que é contra o Inter, sábado, às 18h30, no Engenhão.

O Dia da Criança é na terça-feira. Na quarta, o Brasileirão passa a ser coisa de gente grande: Santos x Inter e Corinthians x Vasco fazem os confrontos adiados que faltavam para deixar todos iguais em número de jogos. E daí para frente são apenas nove rodadas. O equilíbrio nas primeiras posições não permite a nenhum dos times do topo, nem mesmo o Cruzeiro, achar que basta manter a regularidade para ser campeão. É hora de puxar um sprint final, ainda que à base de um 1 x 0 atrás do outro. Como o calendário inspirou no domingo passado, dia 10 do mês 10 de 2010.

Seleção da rodada

Harlei (Goiás), Maranhão (Santos), Edcarlos (Cruzeiro), Gilson (Atlético-GO) e Kléber (Internacional); Derley (Internacional), Fabrício (Cruzeiro), Lucas (São Paulo) e Geraldo (Ceará); Ricardo Oliveira (São Paulo) e Marcão (Atlético-GO). Técnico: Paulo César Carpegiani (São Paulo)

Selebaba da rodada:

Julio Cesar (Corinthians), Alessandro (Corinthians), Leandro Castan (Corinthians), Gabriel (Avaí) e Ernani (Vasco); Ricardo Conceição (Vitória), Paulinho (Corinthians), Ramón (Vitória) e Ivan González (Atlético-PR); Souza (Corinthians) e Kléber Pereira (Vitória). Técnico: Adilson Batista (Corinthians).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições