Cruzeiro vence e afasta Timão da liderança

Cruzeiro vence e afasta Timão da liderança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Depois de três tropeços consecutivos, o Cruzeiro venceu um adversário direto e continua vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. No reencontro com o técnico Adilson Batista, a Raposa usou uma tática bastante defensiva para derrotar o “bom visitante” Corinthians por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e colou no G-4. O argentino Montillo, aos dois minutos do primeiro tempo, fez o único gol do jogo. Bruno César, artilheiro do torneio, perdeu um pênalti. O resultado faz os mineiros respirarem, principalmente depois de empates contra Grêmio Prudente e São Paulo, além de um revés diante do Vitória. O clube de Belo Horizonte tem agora 24 pontos, na sexta colocação, perdendo apenas no critério de desempate para Santos e Internacional, respectivamente quarto e quinto colocados.

Já o Corinthians vê a liderança ficar mais distante. O Timão permanece em segundo lugar, com 31 pontos, mas com cinco abaixo do Fluminense, que bateu o Goiás, no Serra Dourada. Para piorar, o Alvinegro não consegue melhorar fora do Pacaembu. Agora, são quatro empates, três derrotas e apenas uma vitória.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Vasco, sábado, às 18h30min, em São Januário. O Corinthians recebe o Vitória, domingo, às 16h, no Pacaembu, no jogo que pode marcar o retorno do atacante Ronaldo, afastado desde o dia 9 de maio por conta de uma lesão na panturrilha direita.

Raposa marca no início, e Timão perde pênalti

O Corinthians provou no início de jogo o mesmo veneno que utilizou no clássico contra o São Paulo: a pressão. O Cruzeiro não deu chances para o Timão respirar desde o primeiro minuto. Aos dois, Wellington Paulista perdeu grande chance na pequena área ao desviar um cruzamento de Robert. No lance seguinte, o gol. Caçapa levantou, Edcarlos desviou de cabeça para trás e Montillo encheu o pé no canto esquerdo de Julio Cesar.

Ainda atordoado, mas empurrado pela torcida, que dividiu as arquibancadas com os mineiros, o Corinthians teve a chance de empatar, aos seis. Jucilei disparou pelo lado direito e cruzou. A bola pegou em uma das mãos do lateral-esquerdo Everton e o árbitro marcou pênalti. Artilheiro do Brasileiro com oito gols, Bruno César bateu, pegou mal na bola e Fábio fez a defesa com os pés.

Ao contrário do que aconteceu no último fim de semana, o Timão não teve liberdade para atacar. Elias, Jucilei e Bruno Cesar foram vigiados de perto pelos cruzeirenses, que se fecharam no campo de defesa em busca de um contra-ataque mortífero. Sem espaço pelo meio, os paulistas passaram a apostar nas descidas dos laterais Alessandro e Roberto Carlos. Todas, porém, bem controladas pelos adveresários.

O jeito foi tentar também em lances de bolas paradas. Aos 38, Bruno César cobrou escanteio pela esquerda, Paulo André subiu mais que os rivais e carimbou o travessão. O Cruzeiro respondeu aos 40. Robert recebeu na área, girou, a bola desviou em Chicão e Julio Cesar espalmou no canto direito.

Timão domina, mas não consegue o empate

O Cruzeiro reapareceu para o segundo tempo jogando da mesma forma. Logo aos 50 segundos, Everton arrancou pela esquerda, ganhou de Alessandro e bateu cruzado. Wellington Paulista e Robert tentaram de carrinho e, por muito pouco, não ampliaram a vantagem. O sufoco, contudo, foi só no início. Rapidamente, os mineiros voltaram a se fechar na defesa para explorar os contra-ataques.

Os paulistas continuaram dominando as ações, agora com mais movimentação no meio de campo. Aos quatro, os corintianos reclamaram de outro pênalti. Bruno César recebeu de Iarley na área e recebeu uma trombada de Henrique. Sandro Meira Ricci nada marcou.

Com a dificuldade no setor ofensivo, Adilson Batista apostou em um homem mais preso na área. Para isso, sacou Iarley e colocou Souza. Pouco depois, o treinador sacou Bruno César para a entrada do garoto William Morais, na tentativa de melhorar a criação. As trocas, entretanto, não surtiram efeito.

A partir dos 30 minutos, o Cruzeiro se trancou ainda mais na defesa. Cuca recuou toda a marcação para antes do meio de campo e dificultou ainda mais a vida do ataque alvinegro. Wallyson e Pablo arriscaram alguns contra-ataques, mas sem nunca assustar Julio Cesar.

Aos 43, Souza perdeu a bola na intermediária para Henrique, Wallyson recebeu passe na área pela esquerda e disparou a bomba. Julio Cesar espalmou e salvou o Corinthians. Nos minutos finais, o Timão ainda tentou pressionar em busca do empate, mas não teve força ofensiva para furar o bloqueio mineiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições