Da água para o vinho: returno quase impecável faz o Fluminense sonhar

Da água para o vinho: returno quase impecável faz o Fluminense sonhar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Acostumado a contrariar a matemática nos últimos anos, o Fluminense pode conquistar o terceiro troféu para a sua galeria de feitos considerados impossíveis. Depois de se livrar do rebaixamento em 2009 e conseguir uma improvável classificação para as oitavas de final da Libertadores de 2011, o clube das Laranjeiras agora mira o tetracampeonato brasileiro. E um segundo turno quase impecável já faz o time do técnico Abel Braga - e a torcida tricolor - sonhar alto com a taça.

Fred comemora um dos gols do Fluminense no segundo turno: arrancada e sonho (Foto: Photocâmera) Em 14 jogos, foram 31 pontos conquistados em 42 possíveis. Aproveitamento de quase 74%, o que garante com folgas a liderança do segundo turno - o Figueirense, vice-líder, tem 27 pontos. O desempenho é tão bom que o Fluminense está a apenas dois pontos de igualar a marca alcançada em todo o returno de 2010: 33.

- Imaginar que isso aconteceria? É claro que imaginávamos. Nunca desistimos desse sonho. Mas pensar que faltando cinco rodadas estaríamos a dois pontos dos líderes, e até com a possibilidade de dormir na liderança já no próximo fim de semana, é uma situação inesperada. Uma surpresa boa mesmo. Agora temos de continuar surpreendendo a todos - resumiu o apoiador Marquinho.

Returno do Brasileiro de 2011 31 pontos 14 jogos 10 vitórias 1 empate 3 derrotas 74% de aproveitamento   Returno do Brasileiro de 2010 33 pontos 19 jogos

9 vitórias

6 empate

4 derrotas

58% de aproveitamento  A arrancada que levou o Tricolor do 11º lugar no fim do primeiro turno à atual terceira posição, com 56 pontos, leva os tricolores a se lembrarem da reta final do Brasileirão de 2009. A 11 rodadas do fim, o time do então técnico Cuca não podia mais perder sob o risco de ser rebaixado para a Série B. As chances de insucesso eram de 98%. Mas o Fluminense venceu sete partidas, empatou outras quatro, alcançou um aproveitamento de 75% - muito próximo ao da fase atual - e se livrou da queda.

- Esse grupo é fora de série. Situações como essa estão se tornando frequentes para nós. Nossa principal característica já virou a superação. O time se ajuda até dentro do próprio jogo, nos momentos mais difíceis, quando acontece o erro individual... Estamos de parabéns por tudo o que já fizemos até hoje. Temos mais cinco jogos para mantermos o ritmo e continuarmos a arrancada rumo ao título. É isso que queremos - frisou Marquinho.

Se conquistar o tetracampeonato, o Fluminense de quebra tirará do rival Flamengo o posto de maior arrancada rumo ao título do Brasileirão. Em 2009, o Rubro-Nebro estava em sexto lugar na 28ª rodada, quando derrotou o São Paulo e só teve mais dois tropeços até conquistar a taça. Na atual temporada, o Tricolor iniciou sua caminhada da 11º posição, na 19ª rodada, a 12 pontos do então líder Corinthians. Há dois anos, o Fla era o oitavo no início do segundo turno, com oito pontos a menos do que o Palmeiras.

Da água para o vinho, o Fluminense já faz os seus torcedores sonharem alto com o tetracampeonato. E, depois de dois milagres, quem há de duvidar do Tricolor?          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições