De olho em Londres, Mano chama garotada para ganhar experiência

De olho em Londres, Mano chama garotada para ganhar experiência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Mano Menezes já fez dez convocações desde que assumiu a Seleção, em agosto de 2010. Em todas, o treinador tentou dar oportunidade aos atletas que podem figurar na lista de jogadores que vão disputar as Olimpíadas de 2012, em Londres. O limite de idade é 23 anos. De lá para cá, já foram chamados 14 atletas nascidos até 1989. Para o duelo contra Gana, no dia 5 de setembro, em Londres, são seis, entre eles Neymar e Paulo Henrique Ganso, ambos do Santos.

- Estamos colocando proporcionalmente jogadores com idade olímpica ao lado de atletas mais experientes. Vai ter um momento em que daremos mais ênfase aos atletas mais jovens. Vamos separar algumas partidas em que a proporção olímpica será maior, mas tudo tem o seu tempo - explicou o comandante canarinho.

Ganso e Neymar são as principais estrelas da Seleção principal e olímpica (Foto: AFP)

  O treinador já convocou três goleiros com idade olímpica para o time principal: Gabriel, do Cruzeiro e que hoje disputa o Mundial sub-20 como titular do técnico Ney Franco, na Colômbia, Neto, ex-Atlético-PR e atualmente na Fiorentina, da Itália, e Renan, que trocou o Avaí pelo Corinthians. Ainda na defesa, dois laterais que jogam pelo lado direito já foram lembrados: Rafael, do Manchester United, e agora Danilo, do Santos.

Mas os setores que mais têm atletas com idade olímpica são o meio-campo e o ataque. Mano tem vastas opções. Na proteção aos zagueiros, Sandro, do Tottenham, é nome praticamente garantido nos Jogos. O jogador só não foi chamado para a equipe principal para o duelo com Gana por estar se recuperando de uma cirurgia no joelho esquerdo.

Para a armação, Mano já chamou quatro atletas: Ganso, Lucas, do São Paulo, Douglas Costa, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Philippe Coutinho, do Inter de Milão. O primeiro e o último ganharam elogios em momentos distintos. Enquanto o atleta do Peixe é titular do time principal, o apoiador dos nerazurri é o destaque da sub-20, no Mundial da Colômbia.

A sub-20, inclusive, merece elogios de Mano. O treinador da Seleção principal tem acompanhado de perto o trabalho desenvolvido por Ney Franco, tendo passado alguns dias no Peru, durante a disputa do Sul-Amricano sub-20, e outros na Colômbia por conta do Mundial. A equipe do ex-comandante do Flamengo e do Coritiba é finalista da competição. O duelo será no próximo sábado, às 22h (de Brasília), contra Portugal, em Bogotá.

Mano Menezes na convocação da Seleção para o

amistoso contra a seleção de Gana (Foto: EFE)

  - Em relação à Seleção sub-20 estamos contentes com o desempenho da equipe, que chegou à decisão com mérito. Espero que diante de Portugal eles confirmem o título, que é importante para esse trabalho. Esses jogadores serão o futuro da Seleção. É desnecessário falar do trabalho do Ney Franco - disse o comandante da equipe principal.

Mas o ataque olímpico também não deixa a desejar. Até o momento, Mano já convocou outros quatro atletas para o setor. O principal deles é Neymar, do Santos. André, do Atlético-MG, Leandro Damião, do Internacional, e Alexandre Pato, do Milan, já foram lembrados. O último, por sinal, foi titular da Seleção principal em praticamente todos os jogos sob a batuta do técnico. 

Se depender do grupo com idade até 23 anos montado por Mano até aqui, a Seleção olímpica já tem uma base para os Jogos de Londres. E tudo sob a batuta dos "Meninos da Vila" Neymar e Paulo Henrique Ganso.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições