Dedé apaga a estrela de Neymar, faz um gol, e o Vasco vence o Santos

Dedé apaga a estrela de Neymar, faz um gol, e o Vasco vence o Santos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

          A expectativa era grande. De um lado, estava Neymar, o atacante mais badalado do país e que vem conquistando uma legião de fãs com seu vasto repertório de dribles e gols. Do outro, Dedé, zagueiro que vem subindo de produção a cada partida e que foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez na última semana. E a eficiência do cruz-maltino levou a melhor contra o jeito moleque do santista. Com gols de Diego Souza e do próprio zagueiro, o Vasco venceu o Santos por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O embate entre os dois se deu em poucos momentos. Neymar esteve em noite pouco inspirada e recebeu cartão amarelo - seu terceiro em três partidas. Dedé levou a melhor. Desarmou o adversário duas vezes, fez falta em outra.  E levou os torcedores à loucura com um gol de cabeça. Mas a noite não foi apenas de Dedé e Neymar. Os 14.522 pagantes ainda presenciaram um show de Diego Souza, que foi o principal motor do Vasco com dribles, arrancadas e finalizações, como a do primeiro gol. O outro camisa 10, Paulo Henrique Ganso esteve apagado.

Com a vitória, o time de São Januário pulou para a terceira posição, com 27 pontos, a quatro do líder Corinthians (que tem um jogo a menos) e a três do Flamengo. Na próxima rodada, faz o clássico contra o Botafogo, às 18h30m de domingo, no Engenhão. O Santos caiu para o 18º lugar e segue na zona de rebaixamento, com 11 pontos, mas ainda tem três jogos adiados pela frente. No domingo, enfrenta o Ceará, às 16h, no Pacaembu.

Diego Souza e Dedé fazem a Colina explodir

Com boa parte das atenções voltadas para Dedé, o restante do time vascaíno pareceu entrar em campo mais solto. E quem roubou a cena logo no início foi Diego Souza. Em dois lances, ele mostrou que busca acabar com a inconstância em suas atuações. O primeiro, logo a um minuto, foi uma arrancada fulminante que deixou quatro marcadores para trás. Na hora do chute, foi prensado pela zaga, fazendo a bola sobrar limpa para Eder Luis, que perdeu gol incrível.

Segundos depois, veio o primeiro encontro entre Dedé e Neymar. O atacante tentou passar com o peito a bola para seu companheiro. Atento ao lance, o zagueiro se antecipou e tocou para Fagner. A jogada se desenvolveu pela direita e, no bate e rebate, chegou limpa para Diego Souza. Foi o segundo momento do camisa 10, que desta vez chutou com força para a bola explodir no travessão e terminar dentro do gol. Delírio da torcida vascaína.    

Diego Souza comemora gol do Vasco contra o Santos (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)

O lado direito, por sinal, foi o escolhido pelo Vasco para avançar. As tabelas entre Fagner e Eder Luis eram constantes, principalmente porque pela esquerda estava o volante Jumar improvisado, e as investidas no ataque eram raras.

Estrategicamente, Neymar ficou posicionado por ali querendo aproveitar os espaços. A primeira oportunidade foi de cabeça, levando perigo. Em seguida, a primeira arrancada. O atacante virou o jogo e se deslocou para a esquerda para receber de volta. Na marcação estava Dedé, que chegou a cortar a bola. Mas, esperto, Neymar recuperou e foi para cima novamente, sendo parado com falta. Novamente a torcida explodiu gritando o nome do vascaíno, que cumprimentou educadamente o futuro companheiro de Seleção.       Dedé marca gol do Vasco contra o Santos

(Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)     A escapada foi um lance isolado do time do Santos, que pouco produzia. Paulo Henrique Ganso, mais uma vez, esteve sumido. Enquanto isso, o Vasco seguia buscando jogo. O delírio total na Colina veio em seguida.

Falta na esquerda, Felipe na bola. O cruzamento saiu perfeito e encontrou a cabeça de quem? Dedé. O estádio explodiu de alegria, compartilhando o sentimento do zagueiro, que dançou com o sorriso aberto.

A energia em São Januário foi tanta que parece ter causado o curto que deixou parte do estádio sem luz por aproximadamente 15 minutos. Com o jogo reiniciado, Neymar continuou tentando, mas sendo neutralizado. As chances do Santos ainda eram esporádicas, como num chute de Elano defendido por Fernando Prass. Já o Vasco seguia dominando com jogadas pela direita, puxadas por Fagner e com um Diego Souza impossível, quase deixando novamente sua marca em dois lances seguidos.

Santos volta melhor, mas não é o suficiente

Se os 15 minutos de apagão não tiraram o ímpeto do Vasco, o mesmo tempo no intervalo pareceu ter esfriado a equipe. O Santos voltou tomando as rédeas do jogo. Apesar de não ter obrigado Fernando Prass a realizar uma grande defesa, o perigo foi constante. Mas isso não significava uma grande partida de Neymar. Não era por falta de vontade, mas todas as investidas do camisa 11 eram neutralizadas pelo Vasco. Sendo que a maioria delas terminava com Dedé.     Neymar apagado na derrota do Santos para o

Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)       Foram necessários cerca de dez minutos para o Vasco entrar em campo. E o primeiro lance de perigo foi bonito e ainda contou com a participação do zagueiro que cativou a torcida vascaína. Após cruzamento da esquerda, Dedé ajeitou de cabeça para Alecsandro tentar uma bicicleta, assustando Rafael. Mais gritos da arquibancada exaltando o camisa 26.

O equilíbrio então tomou conta do jogo, o que era favorável ao Vasco. O time passou a administrar o resultado, mas sem se descuidar da marcação e sem abdicar totalmente do ataque. Muricy Ramalho tentou uma cartada ao lançar o ex-vascaíno Alan Kardec. Apesar de ter entrado com vontade, o atacante pouco fez.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições