Deivid impede derrota para o Goiás no fim, mas crise não deixa o Fla

Deivid impede derrota para o Goiás no fim, mas crise não deixa o Fla

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Os torcedores do Flamengo saíram do Serra Dourada na noite desta terça-feira fazendo festa, dizendo que o Goiás vai para a Segunda Divisão. Mas, o placar de 1 a 1 indica que os dois times seguem muito ameaçados pelo rebaixamento. A comemoração dos rubro-negros explica-se pelo fato de Deivid ter empatado a partida aos 45 minutos do segundo tempo. Jean havia marcado contra, a favor dos donos da casa, aos dois da etapa final.

O gol do atacante fez com que o Fla passasse o Avaí na tabela, indo a 29 pontos, na 15ª colocação - o time de Florianópolis enfrenta o líder Fluminense nesta quarta. O Goiás está em situação mais delicada, com 25 pontos, na 18ª posição após 26 rodadas do Brasileirão.

45 minutos só de erros

O Flamengo precisava da vitória. Ok. Mas a escalação de Silas não passou tal necessidade. O treinador tirou Diogo, que teve boa movimentação nos últimos jogos, e apostou em um meio-campo povoado por volantes. Maldonado, Correa e Willians. Isso admitindo que Kleberson e Renato são meias. No ataque, Deivid isolado. A intenção era liberar Léo Moura e Juan.

Jorginho manteve o 4-4-2 que derrubou o São Paulo no Morumbi por 3 a 0, apostando em um ataque que combina a velocidade de Felipe com o oportunismo de Rafael Moura.

A situação semelhante na tabela motivou as duas torcidas. O estádio não estava lotado, mas recebeu bom público apesar do temporal que castigou Goiânia antes e durante boa parte do jogo. Os torcedores do time mandante provocaram os que nasceram no estado, mas escolheram forasteiros para torcer: “Ah, eu sou goiano”.

Apesar do excesso de volantes, o Flamengo começou com mais posse de bola e só não abriu o placar porque Kleberson chutou para fora após ótimo passe de Maldonado, aos seis minutos. Isso até a zaga começar a se enrolar na saída de bola. Jean escorregou, David Braz tentou o chute e o lance sobrou para Jonílson bater próximo ao canto esquerdo em seguida.

O Goiás perdeu Rafael Toloi, machucado, antes dos 20 minutos e permaneceu desorientado, sem ameaçar o adversário. O Flamengo, com suas limitações habituais no meio, agrediu pelo lado direito com Léo Moura e Willians, mas sem conseguir também alguma chance clara de gol. O primeiro tempo não foi bom. Tanto que antes do intervalo os rubro-negros já pediam a entrada de Petkovic.

Jean faz contra, e goianos comemoram

Satisfeitos com o ‘bom futebol’ de suas equipes, Jorginho e Silas não fizeram qualquer mudança. E, dois minutos após do reinício de jogo, gol do Goiás: Carlos Alberto cruzou da direita, Jean se antecipou a Marcelo Lomba e, de canhota, fez contra. Ao lado, Léo Moura levou as mãos à cabeça. Festa verde no encharcado gramado.

Pouco depois, aos 12, Rafael Moura foi expulso por agredido Maldonado com um soco. O mais incrível é que o jogador do Goiás estava tentando uma jogada no ataque. Como Jorginho já havia feito as três substituições - entraram também Douglas no lugar de Junior, e Rithelly, no de Carlos Alberto – e com Felipe apagado, os donos da casa ficaram ‘órfãos’ na frente.

Enquanto isso, o treinador rubro-negro tirou Maldonado e colocou o atacante Diogo, mudando sua estratégia. Nas arquibancadas, um coro nada gentil e impublicável para Silas. Palmas, só quando ele chamou Petkovic para entrar no jogo. Só que o gringo entrou no lugar de Renato, que saiu muito irritado e deu um soco na cobertura do banco de reservas antes de se sentar. E Silas ouviu uma nova ‘homenagem’: ‘burro, burro’.

Aos trancos e barrancos, lá foi o Flamengo em busca do empate. O Goiás, encolheu-se ainda mais, com seus defensores dando um bico atrás do outro para qualquer lado, menos em direção ao gol, como fizera Jean. Até metade do segundo tempo, o Fla já tinha feito 19 jogadas de linha de fundo, contra quatro do Esmeraldino. Só que os cruzamentos acertavam tudo, menos a bola na cabeça de quem estava dentro da área. Talvez reparando nisso, Silas resolveu mandar Val Baiano a campo e tirou Willians, apostando que o atacante faria pelo menos seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. Aos 29, Léo Moura fez boa jogada, cruzou, mas Deivid se enrolou todo, caiu e perdeu a bola, arrancando risadas na torcida verde.

Aos 33, Douglas perdeu uma chance clara de ampliar para o Goiás. Ele chegou a driblar Lomba na entrada da área, mas chutou por cima do travessão. Detalhe: quem estava na marcação ao contra-ataque era Petkovic, que entrou com muita disposição, mas ainda sem a inspiração que levou o Fla ao título em 2009.

O jogo se aproximava do fim, e Renato, ainda mais nervoso no banco, dava uma de Silas e ficava aos berros tentando dar instruções aos companheiros. Aos 45, Léo Moura colocou a bola no ângulo, mas Harlei foi lá. Logo depois, Deivid impediu a derrota rubro-negra ao acertar um chute de fora da área à direita do goleiro esmeraldino. O atacante correu em direção à torcida fazendo o gesto típico de quem diz que tem raça, batendo no braço. Os rubro-negros passaram então a vibrar e empurrar o time em busca da vitória. Só que tiveram que se contentar com um ponto mesmo.

Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Botafogo, sábado, às 18h30m, no Engenhão. Na sexta, o Goiás encara o Vasco, em São Januário, às 21h.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições