Deputados adiam votação da Lei da Copa e podem tirar álcool do Mundial

Deputados adiam votação da Lei da Copa e podem tirar álcool do Mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

iG São Paulo

Texto do projeto de lei que dá garantias à Fifa tinha votação prevista nesta quarta-feira

Os líderes da base aliada do governo chegaram a um acordo para adiar a votação da Lei Geral da Copa para a próxima semana. Eles também decidiram retirar do texto qualquer referência à bebidas alcoólicas. A permissão para venda de cervejas durante o torneio é uma exigência da Fifa e foi incluída no texto do projeto de lei pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP). Segundo o líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), o governo brasileiro não assumiu compromisso com a Fifa de liberar as bebidas. “Compete aos deputados decidir sobre o assunto”, disse o parlamentar. O iG apurou que o deputado foi orientado a falar isso pelo Governo Federal. A mensagem da Casa Civil é de que os parlamentares da base governista não precisam mais defender a liberação da venda de bebidas. 

VEJA TAMBÉM: Pelé vai a encontro de Blatter com Dilma Rousseff

 

 

Dilma Rousseff se encontrará com Joseph Blatter na sexta

Foto: Getty Images

O novo atraso na votação e a ameaça para retirara a permissão para bebidas alcoólicas acontece justamente na semana em que a presidenta Dilma Rousseff irá receber o número 1 da Fifa, Joseph Blatter, em Brasília. O encontro na sexta-feira será para aparar arestas após uma crise entre a entidade e o Governo Federal, depois que o secretário-geral Jérôme Valcke afirmou que o Brasil precisava de um “chute no traseiro”, para acelerar a organização do Mundial, inclusive a aprovação da Lei Geral da Copa.

 

A declaração levou o ministro do Esporte a vetar Valcke como interlocutor da Fifa com o Brasil. Após pedidos de desculpas da entidade, o Planalto já admite voltar a falar com o dirigente. Porém, ele não estará no encontro da próxima sexta-feira em Brasília.

LEIA MAIS: Deputados liberam álcool em primeira votação da Lei da Copa

A Fifa gostaria que a Lei Geral da Copa tivesse sido aprovada ainda em 2011. O último prazo dado pela entidade era a entrada em vigor da lei até o final de março, o que tampouco deverá acontecer.

Na última terça-feira, os deputados aprovaram o texto do projeto de lei após dois atrasos na comissão especial da Câmara de Deputados. O conjunto de garantias à Fifa tem pontos polêmicos como a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante o mundial, além da restrição ao direito a meia-entrada para idosos. Maiores de 60 anos, por exemplo, não poderão exercer o direito em entradas mais baratas, destinadas a estudantes e beneficiários do Bolsa-Família.

 


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições