Desafios do Triathlon Cross Country instigam brasileiros no Nissan Xterra Brazil 2008

Desafios do Triathlon Cross Country instigam brasileiros no Nissan Xterra Brazil 2008

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Competição reúne feras da modalidade em busca do primeiro título nos dias 14 e 15 de junho, no Hotel Portobello, em Angra dos Reis

Os competidores brasileiros têm um grande desafio pela frente no Nissan XTerra Brazil 2008, etapa nacional do maior circuito de triathlon cross country do mundo, o Xterra Global Tour. Em três anos de prova, nunca a bandeira verde-amarela ficou no topo do pódio. Nos dias 14 e 25 junho, haverá mais uma chance. Desta vez, no Hotel Portobello, em Angra dos Reis.

A disputa pela primeira conquista é inevitável, mas o melhor brasileiro da história do evento, Alexandre Manzan, que se transformou num fanático pelo triathlon cross country por "culpa" do XTerra, quer competir sem pressão. O maior desafio, para ele, é enfrentar lama, terra, pedras, subidas e descidas no percurso.

"Depois que conheci o XTerra o triathlon tradicional ficou monótono. É uma dificuldade a mais ter de pensar onde vai pisar ou jogar a bicicleta, fica muito mais interessante. Não me preocupo com pressão, o que me faz estar lá é participar de uma prova em que me divirto, ver amigos, estar em contato com a natureza, mas com certeza vou fazer o meu melhor", conta o brasiliense, segundo colocado do ano passado e de 2005, e terceiro em 2006 (todos em Ilhabela, antiga sede do evento).

Manzan tem boas lembranças de Angra dos Reis. Foi lá que ele venceu uma etapa regional do XTerra, em 2007. Mas quem pensa que isso muda alguma coisa na sua preparação para este ano está enganado. A motivação é que é outra.

"O grande desafio é conciliar treino com trabalho, mas mesmo se eu não estiver 100% fisicamente, vou com 100% de vontade para essa prova. Estou com uma boa expectativa para conhecer o percurso novo e creio que na hora tudo vai dar certo. Apesar de Ilhabela ser um lugar bacana, é legal dar uma renovada. Angra é maneiríssimo, tem tudo para vingar. Vou me divertir e curtir muito essa prova" diz ele.

As meninas do Brasil também estarão em Angra em busca da primeira conquista. Nomes como Carla Prada, Manoela Vilaseca e Maria Soledad, que acumulam bons resultados, também vão encarar os 1,5km de natação em mar aberto, 29km de mountain bike em terreno misto (trilha, terreno acidentado e paralelepípedo) e 9 km de corrida, também em terreno misto da prova principal.

O Nissan XTerra Brazil 2008 ainda terá o Xterra Kids (mini prova de triatlhon para crianças de 6 a 12 anos), o Speedo Swim Challenge (provas de natação de 1,5km e 3km) e o Fila Xterra Trail Run (corrida noturna com percurso diferente do triathlon), e a já tradicional XParty.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições