Designer inglês diz que pode dar dicas de como controlar a bola Jabulani

Designer inglês diz que pode dar dicas de como controlar a bola Jabulani

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Não adianta reclamar, o jeito é se acostumar com ela. Enquanto os jogadores da seleção brasileira e de outras equipes que disputarão a Copa do Mundo na África do Sul ainda criticam a Jabulani, há quem possa estar se preparando para descobrir os segredos da bola oficial do Mundial. Em entrevista ao diário inglês “The Mirror”, o designer inglês Andy Harland, que ajudou a projetar a pelota junto com pesquisadores da Universidade de Loughborough, em Leics, disse que pode ajudar o técnico da Inglaterra, Fabio Capello, a descobrir os segredos da Jabulani.

- Eu contaria com prazer tudo sobre a bola. Seria dar a ele e aos jogadores uma vantagem na África do Sul, não há dúvida sobre isso. Pode ser a diferença entre ganhar e perder – disse o designer ao jornal.

Segundo Harland, dependendo do jeito que se pega na bola, pode-se conseguir efeitos diversos e até mudar a trajetória.

- Há certas coisas que você pode fazer para fazer bola agir diferente, como a maneira de você chutá-la, por exemplo – disse.

O designer inglês rebateu críticas como a do goleiro Julio Cesar e do atacante Luis Fabiano, que disseram ser impossível prever para onde vai a bola.

- A bola faz o que os melhores jogadores querem que ela faça – disse ele.

A Inglaterra atuou com a Jabulani neste domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o Japão, em amistoso realizado em Graz, na Áustria. Curiosamente, os dois gols do English Team foram marcados contra, em duas tentativas de cortar chutes cruzados. Mas, segundo Harland, ninguém o consultou ainda.

- Estou surpreso que ninguém ainda tenha nos procurado - disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições