Dez anos após 1ª taça de Bernardinho na seleção, Brasil tenta a décima Liga

Dez anos após 1ª taça de Bernardinho na seleção, Brasil tenta a décima Liga

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Dez anos depois do seu primeiro título, Bernardinho busca o deca (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

  Há pouco mais de dez anos, Bernardinho iniciava sua primeira Liga Mundial pela seleção brasileira. Foi também seu primeiro título com a equipe, depois de bater a Itália na final por 3 setes a 0. Nesta sexta-feira, às 21h30m (de Brasília), o treinador e seus comandados iniciam contra Porto Rico, no Coliseu Roberto Clemente, a luta pelo décimo troféu na competição. O SporTV transmite ao vivo a estreia do Brasil.

De coincidências com a Liga Mundial de 2001, a presença dos Estados Unidos no grupo do Brasil e a fase final disputada na Polônia, além de nomes como Giba, Dante, Seginho e Gustavo no time verde e amarelo. No caso do líbero e do meio de rede, esta será a primeira competição após afastamentos de um e três anos, respectivamente, por lesões e razões pessoais.

- Nós conquistamos muita coisa nesses dez anos. Mas os últimos dois, com a seleção já renovada, talvez tenham sido os dois melhores nessa trajetória, porque conquistamos 100% dos campeonatos. Mas tenho convicção que não fizemos nosso melhor ainda. O legado que ficou para os jogadores desses 10 anos de experiência na seleção é a importância do time, mais do que qualquer individualidade. E também que a preparação é a essência de tudo para ter convicção e segurança do trabalho – afirmou Bernardinho.

Sem poder contar com Dante, que pediu mais tempo para ficar com a família, e Murilo, liberado para ficar com a esposa Jaqueline, que perdeu o bebê no início da semana, o Brasil deve entrar em quadra com Bruno, Leandro Vissotto, Giba, João Paulo Bravo, Lucão e Rodrigão, além do líbero Serginho.

Esta será a primeira participação de João Paulo Bravo na competição. Em 2009, o ponteiro sofreu uma lesão no abdômen e, em 2010, foi cortado e nem chegou a se apresentar no CT de Saquarema. Com a oportunidade única de ser titular, já que normalmente seria o segundo reserva do setor, o jogador adotou um discurso humilde e se pôs a serviço do grupo.

João Paulo Bravo (esq) será titular em sua estreia na Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

  - Vestir a camisa da seleção brasileira é uma grande responsabilidade, independente da situação. O Murilo é o melhor jogador do mundo e faz falta a qualquer equipe. Não vou jogar pensando em substituí-lo, mas sim em fazer o meu melhor e ajudar o Brasil da melhor maneira possível – disse.

Quem também estreia em Ligas Mundiais é a seleção de Porto Rico, que já enfrentou o Brasil outras nove vezes e venceu apenas uma, contra a Seleção de Novos, em 2010. Apesar de ser, em teoria, o time mais fraco do grupo que também conta com Estados Unidos e Polônia, Bernardinho pede atenção.

- Estados Unidos e Polônia são duas grandes equipes. Uma já está classificada (Polônia, porque vai sediar a fase final) e a outra é campeã olímpica e sempre dificulta muito a vida do Brasil. Porto Rico joga diferente, com muita velocidade, e certamente vai entrar em quadra com a alegria de jogar contra um time de campeões, de líderes do ranking. Eles vão jogar sem muita responsabilidade, e por isso mesmo é preciso ficar atento. Nosso tempo de preparação foi muito curto em função do termino da Superliga, e ainda estamos buscando o acerto ideal – destacou o técnico.

Confira a lista de jogos do Brasil na 1ª fase:

27/05 - 21h30 - Porto Rico x Brasil – Em San Juan

28/05 - 21h30 - Porto Rico x Brasil - Em San Juan

04/06 - 10h00 - Brasil x Polônia – No Rio de Janeiro

05/06 - 10h00 - Brasil x Polônia - No Rio de Janeiro

11/06 - 10h00 - Brasil x EUA – Em Belo Horizonte

12/06 - 09h50 - Brasil x EUA -– Em Belo Horizonte

18/06 - 10h00 - Brasil x Porto Rico – Em São Paulo

19/06 - 10h00 - Brasil x Porto Rico – Em São Paulo

24/06 - 21h00 - EUA x Brasil – Em Tulsa

25/06 - 21h00 - EUA x Brasil – Em Tulsa

29/06 - 15h30 - Polônia x Brasil – Em Kalowice

30/06 - 15h30 - Polônia x Brasil - Em Kalowice

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições