Displicente, Flu empata com o Prudente e perde chance de virar líder

Displicente, Flu empata com o Prudente e perde chance de virar líder

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Durante os 40 dias de paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo, o lema do Fluminense foi "trabalho", tanto pregado por Muricy Ramalho. Mas na volta do Nacional, a frase famosa do treinador que se fez presente foi outra: "A bola pune". Contra um adversário nitidamente mais fraco, o Tricolor apresentou um futebol sonolento no segundo tempo do duelo no Maracanã, empatou com o Grêmio Prudente por 1 a 1, nesta quinta-feira, pela oitava rodada, e desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança.

Fred, de cabeça, fez justiça ao colocar a equipe da casa em vantagem em um primeiro tempo amplamente dominado pelos cariocas. Nos 45 minutos finais, no entanto, a objetividade deu lugar ao futebol displicente, castigado com o gol de Wesley, já aos 38.

Com o resultado, o Flu chega a 16 pontos e permanece em terceiro, atrás de Corinthians e Ceará, que têm 18. No próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), o compromisso é contra o Santos, na Vila Belmiro. Já o Grêmio Prudente tem o que comemorar. O empate leva o time a nove pontos, mas na zona de rebaixamento, em 17º. O adversário do time paulista na próxima rodada será o Grêmio, também no domingo, às 18h30m, no Prudentão.

Fred coloca o Flu na frente

No embalo dos torcedores, que compareceram em bom número (mais de 24 mil pagantes) e fizeram uma bonita festa com velas antes do início da partida, o Fluminense entrou em campo aceso e teve amplo domínio na primeira etapa. Bem postada defensivamente, a equipe de Muricy Ramalho demonstrava muita objetividade do meio para frente.

Mal na tabela, o Prudente até tentou se mandar para o ataque no começo, quando Wesley fez boa jogada e chutou em cima da zaga. O lance, no entanto, foi um dos raros suspiros ofensivos da equipe paulista. Aos quatro minutos, o Tricolor já tinha criado a primeira boa oportunidade. Mariano invadiu a área em velocidade e rolou para Conca, que, do bico da pequena área, chutou por cima do gol.

Jogando pelas pontas, Alan lembrava um pouco o papel exercido por Maicon em 2009 e infernizava a defesa adversária, enquanto Fred se mantinha centralizado. Ainda assim, o mais perigoso jogador tricolor era Conca. Aos seis, o argentino fez fila pelo meio e chutou cruzado. Márcio voou e defendeu com a ponta dos dedos (assista o lance no vídeo acima).

Cinco minutos depois, não teve jeito. A bola, enfim, chegou para o principal jogador da equipe, e ele não perdoou. Conca cobrou falta com precisão e Fred, sem sequer sair do chão, escorou de cabeça, com estilo, no ângulo direito: 1 a 0. Na comemoração, o atacante colocou a bola na barriga em homenagem à irmã, que está grávida.

Apesar do domínio, o Fluminense tinha um problema: criava poucas chances claras de gol. As jogadas quase que obrigatoriamente passavam pelos pés de Mariano e Carlinhos, nas laterais, mas a zaga afastava o perigo na base do chutão.

Aos 32, o time visitante finalmente colocou Fernando Henrique para trabalhar. E o goleiro, que completou 250 jogos com a camisa tricolor, defendeu sem dificuldades. A esta altura, o ritmo da partida já era mais lento. Tão lento que Anderson Luís cochilou aos 41 e por pouco não deu de presente o segundo gol do Flu. Fred desarmou o zagueiro e serviu Conca. Atento, Márcio foi esperto e saiu do gol para ficar com a bola antes da conclusão do adversário.

Flu bobeia e sofre castigo

Na volta para o segundo tempo, o Fluminense seguia dono do jogo, mas se mostrava sonolento. Com facilidade para chegar ao campo de ataque, era displicente e não conseguia transformar a imensa superioridade em tempo de  posse de bola em gols. Tanto que nos primeiros 15 minutos, o que mais chamou a atenção foi a fumaça que tomou conta do campo por conta de um sinalizador na arquibancada.

As jogadas de ataque do Flu ficaram restritas aos lances de bola parada, em sua maioria sem perigo. Aos sete, no único em que o ataque concluiu, Fred cabeceou nas costas de Rodrigo Mancha. Na jogada, o goleiro Márcio saiu em falso e machucou o joelho direito, sendo substituído por Giovanni.

Aos 17, a primeira boa jogada. Sem marcação, Mariano, na intermediária, levantou a cabeça e encontrou Fred livre na área. O atacante dominou e chutou forte por cima do gol. Com o time inoperante e errando muitos passes, Muricy resolveu trocar Alan por Rodriguinho. Nada que mudasse o panorama da partida.

E se o Tricolor não assustava, o Grêmio Prudente ganhava confiança. Estrategicamente, se posicionava defensivamente como se esperasse um vacilo do adversário para dar o bote. E foi o que aconteceu aos 38. Após um dos inúmeros ataques sonolentos do Flu, Wesley dominou no peito na intermediária, partiu em disparada e chutou forte, cruzado, para superar Fernando Henrique. Placar empatado e espanto nas arquibancadas.

A partir daí, o Flu acordou, se mandou com tudo para o ataque, mas criou apenas uma boa oportunidade, com Rodriguinho, aos 41. Na frente de Giovanni, ele chutou forte, mas o goleiro conseguiu desviar com o corpo (assista no vídeo acima). Por apresentar um futebol preguiçoso em toda a segunda etapa, o Tricolor desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança. E deixou o campo sob vaias. A bola pune.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições