MENU

Dorival não descarta possibilidade de escalar Richarlyson na lateral

Dorival não descarta possibilidade de escalar Richarlyson na lateral

Atualizado: Domingo, 30 Janeiro de 2011 as 8:07

O Atlético-MG foi um dos clubes que mais contrataram para a temporada. Ao todo, foram dez reforços para 2011. Com o entra e sai de jogadores, o plantel à disposição do técnico Dorival Júnior chegou a 38 jogadores. No entanto, mesmo com quase três times completos, um setor ficou bastante carente: a lateral esquerda. Nenhum jogador foi contratado para a posição e, teoricamente, apenas Leandro é o lateral-esquerdo do Galo. Mas para o comandante alvinegro, um dos novatos da temporada poderá atuar no setor, caso seja necessário: Richarlyson.

- O Richarlyson pode muito bem cair pelas laterais. Caso haja necessidade, ele pode ser usado no lado esquerdo. Esse setor é o único que não contratamos ninguém. É apenas o Leandro. Se precisar, vou usar o Richarlyson. Tanto pelo meio, pelas laterais, ou até como segundo ou terceiro zagueiro. Ele tem essa característica.

Mesmo tendo colocado Richarlyson como opção para a lateral esquerda, Dorival Júnior usou o ex-são-paulino no meio-campo no jogo-treino contra o Guarani e no amistoso com o River Plate, do Uruguai. O jogador, no entanto, disse que atuará com profissionalismo, caso precise jogar em uma posição diferente.

- Eu já deixei enfatizado que gostaria de permanecer como volante. Mas sou um profissional, e sou objeto de trabalho do Dorival. Se ele optar que eu fique na lateral esquerda ou como zagueiro, eu vou dar o meu melhor. Mas todo mundo sabe, ele próprio sabe, que eu rendo mais ali no meio. Até pela carência de ter só um jogador na posição, eu posso ir pela lateral.

Carência no setor

Para Richarlyson, a carência nas laterais não é exclusividade do Atlético-MG, mas sim um fenômeno do futebol mundial.

- Eu acho que está tendo uma carência desses jogadores, até no futebol mundial. O lateral tinha a função mais defensiva, ele não era cobrado ofensivamente. Hoje tem sido diferente. O lateral que não chega, é cobrado pela torcida, que começa a reclamar. O próprio treinador acha que ele não está bem fisicamente. O lateral tem que fazer sua função com maestria para poder assumir de vez essa posição. Por isso acho que há essa carência grande na posição.

veja também