Dramático, Corinthians derrota o Palmeiras e ganha fôlego contra crise

Dramático, Corinthians derrota o Palmeiras e ganha fôlego contra crise

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:57

Para espantar a crise, nada melhor do uma vitória e justamente sobre o maior rival. Em um clássico dominado pelo Palmeiras, brilhou a estrela de Alessandro. Apelidado de guerreiro pelos companheiros e um dos poucos poupados das vaias da torcida, o lateral-direito fez o gol da vitória do Corinthians por 1 a 0, neste domingo, no Pacaembu.

Ao marcar, Alessandro provocou a torcida do Palmeiras, localizada onde costumeiramente está a maior organizada do Timão, e irritou os jogadores alviverdes, que partiram para cima dele. Antes do jogo, torcedores do Verdão fizeram um mosaico com a taça da Libertadores e a inscrição "Ha Ha Ha", ironizando a eliminação.

Quem também se destacou foi o goleiro Julio Cesar, autor de defesas que pararam o ataque do Palmeiras, que rondou bem mais a área de ataque. Os alviverdes tiveram 13 chances reais de gol, contra apenas duas do Corinthians. Em finalizações, o placar foi 17 a 8 para os comandados de Luiz Felipe Scolari, que recebeu uma placa por seu 300º jogo no comando do time.

O resultado ameniza o clima turbulento causado pela eliminação na Taça Libertadores e quebra a série de cinco partidas sem vencer. Além disso, salva o técnico Tite da demissão e alivia a pressão exercida pela torcida por conta dos últimos resultados. Na quarta-feira, o Corinthians - que jogou de luto pela morte de William Morais, assassinado nesta madrugada, em Belo Horizonte - recebe o Ituano, às 22h, no Pacaembu.

Já o Palmeiras vê o fim da sequência de cinco vitórias consecutivas e um empate, resultados que o levaram ao primeiro lugar do Campeonato Paulista. Com 16 pontos, ainda na liderança, o time pega o Americana, às 19h30m de sábado, no Pacaembu.

No mesmo horário do clássico, o Ituano bateu o São Bernardo por 2 a 0. Daniel e Anderson Salles marcaram os gols que deixam os donos da casa no meio da tabela de classificação e o adversário na zona de rebaixamento.

Primeiro tempo dos milagres

No primeiro tempo, toda a tradição do clássico entre Palmeiras e Corinthians tratou de acabar com as desigualdades das equipes. O Verdão, embalado pelas cinco vitórias consecutivas no estadual, errou bastante e permitiu que o rival, mergulhado na crise, crescesse de rendimento em comparação com as últimas partidas. Sobrou para os goleiros trabalharem.

O Palmeiras foi logo para cima nos primeiros minutos. Felipão posicionou Luan aberto pela esquerda, na tentativa de armar as jogadas nas costas de Alessandro. Por lá, a equipe quase abriu o placar aos dois minutos. Kleber recebeu na área, ajeitou para trás, e Tinga chutou. Julio Cesar fez bela defesa.

Diferentemente do que aconteceu na Colômbia, o Corinthians não entrou em desespero com o susto. Tite manteve o esquema com jogadores atuando quase como pontas. Danilo e Jorge Henrique ficaram pelos lados e abriram o meio de campo palmeirense. Neste buraco, Jucilei perdeu grande chance, aos quatro minutos, invadindo a área e chutando para Marcos defender espetacularmente. Mais um milagre na lista do santo palmeirense.

Quando colocou velocidade e acertou o toque de bola, o Palmeiras recuperou o controle do jogo. Cicinho e Marcos Assunção quase marcaram. Entretanto, a grande oportunidade esteve nos pés de Maurício Ramos, aos 27. Quase na pequena área, o zagueiro pegou rebote de Julio Cesar e, sem goleiro, conseguiu bater para fora. Inacreditável!

No fim do primeiro tempo, aos 46, foi a vez de Julio Cesar operar um milagre. Dinei fez bela jogada e encontrou Kleber na área. O Gladiador se livrou da marcação e finalizou rasteiro. O camisa 1 corintiano esticou a perna direita e evitou o gol. Na sequência, Marcos Assunção cobrou falta, e o goleiro voou no ângulo esquerdo para pegar.

Verdão aperta, Alessandro marca e tira o Timão do sufoco

O Palmeiras voltou para o segundo tempo mais disposto a atacar. Dinei caiu pelo lado direito, e Kleber ficou mais centralizado na área, tendo a aproximação de Luan e Tinga. Já Tite tentou corrigir os problemas na marcação pelo lado esquerdo. Trocou Fábio Santos por Marcelo Oliveira. O primeiro bom lance veio aos cinco minutos, com Dinei soltando uma bomba, e a bola passando próxima ao ângulo esquerdo.

Aos 11 minutos, o Corinthians reclamou de um pênalti. Ralf ganhou de Thiago Heleno pelo lado esquerdo da área e foi derrubado bem próximo da linha. O árbitro marcou fora da área. Tite foi o retrado do momento vivido pelo Timão. O treinador abandonou a área técnica no banco de reservas para reclamar e teve de ser contido pelo quarto árbitro.

Felipão arriscou com as entradas de Patrik e Adriano nas vagas de Dinei e Tinga, respectivamente. As mudanças deixaram o jogo mais aberto, e o Palmeiras ganhou em velocidade. Aos 27, Michael Jackson cruzou da direita, e Kleber furou na pequena área, perdendo grande oportunidade de abrir o placar.

A partir dos 30 minutos, o Palmeiras foi todo ataque. Scolari adiantou suas peças, enquanto Tite tratou de segurar o jogo. O treinador corintiano deixou apenas Willian sem função de marcação na tentativa de encaixar um contra-ataque. Deu certo. Aos 37, Alessandro tabelou com Morais, invadiu a área e tocou na saída de Marcos. Na comemoração, provocou a torcida palmeirense e quase deu início a uma confusão com os jogadores do Verdão.

No desespero, o Palmeiras se lançou ao ataque, mas novamente parou em Julio Cesar. Aos 40, Kleber girou na área, e o goleiro fez ótima defesa. Já aos 47, Kleber chutou novamente e o camisa 1 pegou. No rebote, Patrik cabeceou no travessão, a bola bateu nas costas de Chicão e parou nas mãos do goleiro. Milagre e vitória dramática!

Por: Carlos Augusto Ferrari e Julyana Travaglia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições