Em 2011, Vettel tem números superiores ao melhor início de Schumi

Em 2011, Vettel tem números superiores ao melhor início de Schumi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Em seus primeiros passos pelos paddocks da Fórmula 1, Sebastian Vettel costumava ser apontado como o sucessor de Michael Schumacher no circuito. Revelação alemã, o jovem, que começou a carreira como piloto de testes da Sauber, em pouco tempo mostrou talento para dar base às comparações. Campeão em 2010, Vettel, no entanto, apresenta na atual temporada números superiores ao do heptacampeão mundial em seu melhor início de temporada. Com seis vitórias em oito corridas em 2011, o astro da RBR bate o aproveitamento de Schumi no começo de 2004, ano em que conquistou seu sétimo título.

Sebastian Vettel tem melhor início de temporada do que melhor ano de Schumacher (Foto: Getty Images)

  Nas oito primeiras corridas daquele ano, Schumacher conquistou sete vitórias, mas teve um abandono, no GP de Mônaco, quando sofreu um acidente com o colombiano Juan Pablo Montoya. Nesta temporada, Vettel soma seis vitórias e dois segundos lugares. Levando-se em conta o sistema atual, o jovem da RBR, com 186 pontos na tabela, está à frente do heptacampeão, piloto da Ferrari àquela época e que estaria com 175 pontos. O aproveitamento de Vettel é de 93%, contra 87,5% do veterano.     No contexto histórico, o aproveitamento de Vettel só não é melhor do que os dos pilotos dos primeiros anos da Fórmula 1. Em 1952, por exemplo, o italiano Alberto Ascari foi o campeão com seis vitórias em oito corridas. Mas, a partir de 1981, quando o calendário passou a ter, no mínimo, 15 GPs, o alemão já tem a melhor campanha da categoria até aqui.

Vettel e Schumacher dão entrevistas durante o GP

da China (Foto: agência Getty Images)

  Em 1992, o inglês Nigel Mansell teve um dos melhores começos da história, com seis vitórias, um segundo lugar e um abandono. Desempenho parecido com o do próprio Schumacher em 1994, quando somou seis triunfos, um segundo lugar e uma desclassificação em oito corridas naquele que seria o ano de seu primeiro título.

Com o aproveitamento excepcional até aqui, Vettel já passa a ser apontado como o campeão da temporada mesmo por seus rivais. Lewis Hamilton, por exemplo, chegou a dizer que tinha desistido da disputa, mas voltou atrás nesta terça-feira. Para o ex-piloto de Fórmula 1 e comentarista da TV Globo, Luciano Burti, embora esteja muito à frente dos demais, o alemão ainda não tem o título garantido.

- Eu acho que ele (Hamilton) falou de cabeça quente. São 275 pontos em jogo. Falar que o campeonato acabou é burrice. Óbvio, a vantagem é muito grande. Mas, por exemplo, se o Vettel quebrar ou bater e não pontuar nas duas próximas corridas, e o Hamilton vencer as duas, já são 50 pontos a menos. A vantagem é muito grande, mas não dá para garantir.

Imprensa internacional aponta título para GP do Japão

Se mantiver o ritmo até o fim da temporada, a imprensa internacional aponta para um possível título de Vettel no GP do Japão, com quatro corridas de antecedência. A marca, no entanto, não superaria a de Schumacher em 2002, quando o alemão foi campeão com cinco corridas para o fim da temporada.

Vettel e a RBR, no entanto, podem superar uma outra marca na categoria. McLaren, com a dupla Ayrton Senna e Alain Prost em 1988, e Ferrari, com Michael Schumacher e Rubens Barrichello em 2002, dividem o recorde de 15 vitórias na temporada. Para Burti, caso o companheiro do alemão, o australiano Mark Webber, tivesse mantido o bom desempenho de 2010, o domínio da equipe seria ainda maior.

- É que o Webber não está tendo um ano muito bom, ao contrário do ano passado. Se tivesse mantido o ritmo, nós estaríamos vendo os dois carros lá na frente. A diferença para as outras é muito grande.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições