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Em busca de segurança, Interlagos ganha 'muro macio' na curva do Café

Em busca de segurança, Interlagos ganha 'muro macio' na curva do Café

Atualizado: Quinta-feira, 28 Outubro de 2010 as 9:08

No dia 9 de dezembro de 2007, durante uma prova da Stock Car Light em Interlagos, Rafael Sperafico escapou da pista na curva do Café, bateu na proteção de pneus, voltou rodando e foi atingido em cheio por um outro piloto. Apesar do esforço dos médicos, morreu na hora. Desde então, engenheiros trabalham em uma forma de tornar aquele ponto do circuito, considerado o de maior perigo, mais seguro. A resposta veio através do softwall, muro que amortece o impacto e direciona o carro, e que fará sua estreia no GP do Brasil de Fórmula 1.

O muro terá 225 metros e ainda está sendo montado em Interlagos. O softwall, que fica à frente da parede de concreto, é formado por colunas ocas de aço galvanizado e uma espuma prensada, que funciona como uma espécie de mola, amaciando o impacto. Na teoria, em caso de acidente, o equipamento fará com que bata e siga em frente. O retorno à pista, causando o risco de uma nova batida, então, seria evitado.

- É uma barreira que amortece o impacto. A associação entre aço e espuma reduz a energia e ajuda a fazer com que não aconteça a volta à pista. É um ponto perigoso do circuito, por ter o muro muito próximo. A antiga parede de pneus funcionava, mas tinha que ter a garantia de que a fixação estivesse correta. Qualquer mudança, o carro fatalmente voltaria para a pista – disse o engenheiro-chefe do GP, Luis Ernesto Morales.

Além do softwall, outras medidas de segurança vão estrear no GP do Brasil. As faixas do percurso recebem uma tinta antiderrapante, que, principalmente em caso de chuva, mantém o mesmo nível de aderência do asfalto. A pista também terá grama artificial em alguns setores mais críticos para que os pilotos consigam frear e não derrapem. O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb) de São Paulo, Marcos Penido, acredita que as alterações tornam Interlagos um dos mais seguros circuitos do mundo.

- Essa parede e as outras mudanças fazem com que Interlagos cresça no ranking mundial de qualidade. É seguro e competitivo para as equipes. Não querendo exagerar, é uma tecnologia top. É novidade na Fórmula 1, uma tecnologia do primeiro mundo. A Fórmula 1 traz a exigência e nós aprendemos para usar nas outras categorias.

Equipamentos começam a chegar a Interlagos

Alguns dos equipamentos das equipes já chegaram a São Paulo. A expectativa é que alguns dos carros comecem a chegar nesta quinta-feira.

Por: João Gabriel Rodrigues

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