Em dia de estreias, Seleção Brasileira derrota o Irã com gols de veteranos

Em dia de estreias, Seleção Brasileira derrota o Irã com gols de veteranos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Sob o forte calor de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a Seleção Brasileira não fez uma grande exibição diante do Irã, mas conseguiu vencer sem sustos o adversário por 3 a 0, nesta quinta-feira, no segundo amistoso da Era Mano Menezes. E, apesar dos vários novatos e estreantes em campo (Philippe Coutinho, Elias, Réver, Wesley e Giuliano), foi do “veterano” Daniel Alves o gol que abriu o caminho da vitória em uma excepcional cobrança de falta. Pato e Nilmar, outros atletas já acostumados com a amarelinha, completaram o placar.

O time canarinho, que já havia batido os Estados Unidos em agosto em Nova Jersey, volta a campo na próxima segunda-feira, diante da Ucrânia, na cidade inglesa de Derby, às 15h30m (horário de Brasília).   Trio milanês e susto no início

Com o trio “milanês” formado por Robinho, Pato e Philippe Coutinho no ataque, o Brasil começou a partida desatento e errando muitos passes. Apoiado pela maior parte dos torcedores que foram ao Zayed Sports City, o Irã aproveitou a lentidão tupiniquim e, com uma marcação sob pressão, encurralava os comandados de Mano Menezes na defesa.   Aos quatro, a seleção do Oriente Médio chegou inclusive a balançar as redes com o atacante Gholami. No entanto, o árbitro alegou impedimento (duvidoso) e anulou o que seria o primeiro gol da partida.

Sentindo o forte calor na capital dos Emirados - os termômetros marcavam 36º mesmo com o jogo acontecendo à noite -, o Brasil só conseguiu chegar ao ataque com perigo aos 12 minutos. Em jogada individual, Alexandre Pato driblou Nosrati e acabou sendo parado com falta.

Golaço de Daniel Alves

Na cobrança, o lateral-direito Daniel Alves, um dos mais experientes do jovem grupo de Mano, pegou a bola com carinho e colocou com maestria no ângulo do arqueiro Rahmati. Golaço.   Na comemoração, o atleta do Barcelona, que já foi campeão do mundo com a equipe catalã nos Emirados em 2009, fez o número quatro em alusão aos quatro anos vestindo a camisa amarelinha. A pintura de Dani Alves mudou radicalmente a cara do jogo. O Brasil passou a ter maior posse de bola e o Irã, visivelmente abatido pelo tento sofrido, diminuiu a empolgação inicial.

E, por pouco, o abatimento iraniano não piorou. Aos 16, Robinho invadiu a área e tocou para Pato. O atacante do Milan finalizou cruzado, mas Heydari cortou quase em cima da linha. Quatro minutos depois, em jogada semelhante, Robinho carimbou a trave. No rebote, Pato, sozinho, arrematou para fora.     Depois da pequena “blitz”, o Brasil tirou o pé de acelerador - muito por causa da temperatura elevada - e passou a cozinhar o jogo até o final do primeiro tempo. Na saída para o intervalo, Robinho reconheceu que a Seleção não fazia grande exibição.

- Nosso time está errando muitos passes. Temos que melhorar e fazer mais gols. O calor está muito forte e por isso o ritmo está muito lento - disse.

Elias entra no segundo tempo

No volta para o segundo tempo, Mano Menezes sacou Philippe Coutinho, que teve uma atuação apagada, e colocou outro estreante: o corintiano Elias. Mas, assim como na etapa inicial, a Seleção entrou cochilando e, por pouco, não sofreu o empate aos três minutos. Após cruzamento, Nekounan tirou Victor e acertou a trave. No rebote, Hosseini, mesmo sem nenhuma marcação, mandou a bola nas arquibancadas.   A resposta veio aos sete minutos em rápido contra-ataque. Robinho abriu para André Santos na esquerda. O lateral do Fenerbahçe fez cruzamento rasteiro preciso para Pato que, cara a cara com o gol, chutou em cima de Rahmati.

O lance despertou os brasileiros que voltaram a ter o domínio do confronto. Aos 15, Mano promoveu mais uma novidade. Sacou o “xodó” Carlos Eduardo e pôs Giuliano, meia do Internacional, que terá a chance de voltar ao Zayed Sports City em dezembro: o clube gaúcho vai participar do Mundial de Clubes e fará sua estreia no estádio.     Tabelinha e gol de Pato

Jogador que mais finalizou na partida, Pato foi recompensado aos 23. Após tabelinha com Elias, o camisa 9 do Brasil ampliou o marcador com um belo disparo de perna direita.

Com a boa vantagem no marcador, o Brasil voltou a cadenciar o ritmo da partida, e Mano aproveitou para fazer mais mudanças, sacando Thiago Silva e Lucas, e colocando, respectivamente, os debutantes Réver e Wesley. Aos 38, Nilmar ainda teve boa chance de ampliar, mas parou nas mãos de Rahmati, principal destaque do Irã.

Aos 46, André Santos cruzou da esquerda, Nilmar marcou o terceiro gol do Brasil e fechou o marcador. Antes do apito final, o Irã quase descontou com Teymourian, mas o atacante chutou para fora.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições