Em jogo nervoso, Avaí abre dois de vantagem, mas Bota busca empate

Em jogo nervoso, Avaí abre dois de vantagem, mas Bota busca empate

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

Pouco mais de cinco mil pessoas estiveram presentes ao Engenhão, nesta quarta-feira, para o jogo entre Botafogo e Avaí, no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil. E eles fizeram pressão sobre o time alvinegro desde os primeiros minutos. Nervoso, o Glorioso viu o adversário fazer 2 a 0 antes da metade da etapa inicial, em falhas da defesa. A reação alvinegra garantiu o empate em 2 a 2, evitando uma derrota em casa, mas o placar é bom para a equipe catarinense, que no jogo de volta poderá empatar em 0 a 0 ou 1 a 1 para avançar no torneio.

Novo placar de 2 a 2 levará a disputa da vaga para os pênaltis, e as equipes se classificam com vitória de qualquer placar. Todos os gols saíram ainda no primeiro tempo da partida. Willian e Rafael Coelho para o Avaí. Herrera, após bonita jogada de Caio, e Loco Abreu empataram para o Botafogo. Apesar da reação, a torcida não perdoou o time e vaiou muito ao fim do jogo. Em coro, os alvinegros também cobraram a diretoria: "Queremos jogador".

Botafogo e Avaí voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Quem se classificar pega São Paulo ou Goiás nas quartas de final. Antes, porém, as duas equipes têm confrontos pelos seus estaduais no domingo, às 16h (de Brasília). O Glorioso enfrenta o América, em São Januário, e o Leão recebe o Concórdia.

Vaias e muitos gols na primeira etapa Nos dias que antecederam a partida, o treinador Caio Junior e o goleiro Jefferson disseram que o Botafogo tinha que parar com as bolas aéreas para deixar de ser previsível. Mas o que se viu nos primeiros minutos de jogo foi uma realidade distante da teoria. O Botafogo insistiu nesse tipo de lance e quase não conseguiu ameaçar. Para piorar a situação alvinegra, parecia que todas as palavras ditas antes do duelo se voltaram contra o time. João Filipe garantiu que a defesa estava preparada para não sofrer gols e que esperava que o Avaí atacasse pouco. Pois coube ao próprio zagueiro sentir a força ofensiva do Leão. Aos 13, falhou na marcação, Willian recebeu na cara do gol e fez 1 a 0 para os visitantes. Na comemoração, uma dancinha solitária.

O gol do time catarinense fez a pequena torcida do Botafogo perder a paciência. João Filipe passou a ser vaiado a cada toque na bola. Alessandro e Márcio Azevedo eram os outros alvos dos alvinegros. O nervosismo em campo ficou evidente e aumentou após mais um gol do Leão. Marquinhos Gabriel fez boa jogada e tocou para Rafael Coelho, que cabeceou com precisão, aos 22. Minutos antes, Willian chegou muito perto de balançar as redes, mas cabeceou para fora, após falha da marcação.

No minuto seguinte, Caio fez boa jogada pela esquerda, driblou dois e tocou para Herrera, sozinho na área, diminuir. O contra-ataque do Avaí veio em uma bonita jogada. Willian matou a bola na coxa e deu uma bicicleta. O chute passou perto do gol, à direita de Jefferson.

Loco Adomina a bola durante o jogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

  A jogada foi a gota d’água para Caio Junior decidir mexer na equipe. Marcio Azevedo saiu para a entrada de Cortês, que fez sua estreia no time. A decisão foi aprovada pela maioria dos torcedores, que vaiaram muito o lateral que deixou o campo. A nova contratação alvinegra entrou bem no jogo e iniciou a jogada que culminou com um chute forte de Alessandro de fora da área. Por muito pouco, o lateral-direito não marcou um golaço. A bola tirou tinta da trave.

Mais calmo, o Botafogo partiu para cima, mas esbarrou na falta de criatividade no meio. O time tinha a posse de bola, mas não conseguia produzir lances de muito perigo. Quando tudo levava a crer que o Avaí levaria a vitória parcial para o intervalo, Bruno tentou atrasar de cabeça para Renan, mas não viu que o goleiro estava bem à frente. Loco Abreu aproveitou e deixou tudo igual no Engenhão.

Ritmo lento na volta

Ao contrário do primeiro tempo, quando o jogo teve um ritmo acelerado, a segunda etapa começou bem mais devagar. O Botafogo dominou as ações, mas não chegava com perigo. Nos primeiros minutos, a torcida só se manifestou quando Caio Junior decidiu tirar Herrera e colocar Lucas. Irritados com a troca de um atacante por um lateral, os torcedores vaiaram a substituição. O jogador não demonstrou insatisfação com a sua saída e cumprimentou o técnico, ao contrário de Marcio Azevedo, no primeiro tempo.

O empate em 2 a 2 parecia agradar ao Avaí, que passou a se arriscar apenas nos contra-ataques e a fazer o tempo passar. Sem criatividade no meio, o Botafogo dependia das jogadas individuais. Caio, em chute de longe, obrigou Renan a fazer boa defesa. No rebote, Lucas foi ao chão, mas o juiz nada marcou. O lateral protagonizou uma boa jogada pela direita, depois de driblar dois e bater de canhota. O goleiro avaiano, atento, defendeu.

Embora ficasse com a bola na maioria do tempo, o Botafogo viu o Avaí ameaçar muito mais em apenas uma jogada. Evando, que havia acabado de entrar no lugar de Willian, driblou Arévalo e Jefferson, mas na hora de chutar, acertou Alessandro, que estava em cima da linha. No rebote, Rafael Coelho tentou de bicicleta, mas errou o alvo.

Na pressão, o Botafogo ainda tentou chegar ao gol da vitória. Sem sucesso. O time deixou o campo bastante vaiado pela torcida. "Time sem vergonha", gritaram os torcedores.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições