Em jogo nervoso, Flu empata com o Bota no Engenhão e perde liderança

Em jogo nervoso, Flu empata com o Bota no Engenhão e perde liderança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

Embalado com o 'fico' de Muricy Ramalho, o Fluminense empatou com o Botafogo por 1 a 1, neste domingo, no Engenhão, perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro para o Corinthians e mandou o rival para o Z-4. O Tricolor saiu na frente com Emerson, mas permitiu o empate com o gol de Renato Cajá e quase sofreu a virada na parte final da partida. Com o resultado, o Botafogo entrou na primeira vez na zona de rebaixamento. É o 17º colocado, com 11 pontos. Agora, o Tricolor das Laranjeiras tem 23 pontos, e caiu para o segundo lugar. Corinthians lidera com 24 após 11 rodadas.

Mais do que pelos gols, o clássico foi marcado pelo descontrole das equipes no segundo tempo. Foram três expulsões (duas do Botafogo e uma do Flu) e nove cartões amarelos ( veja os melhores momentos no vídeo ). Houve confusão para todos os gostos. Emerson e Somália se xingaram e sobrou até tapa na mão de Muricy Ramalho, que tentou separar os "esquentadinhos".

Confusão entre Mariano e Marcelo Cordeiro no

Botafogo e Fluminense (Foto: Agência Estado)   Pouco depois, Marcelo Cordeiro discutiu com o zagueiro Leandro Euzébio. Mariano chegou para apartar e segurou o pescoço do lateral alvinegro, que caiu no chão, exagerando na simulação. Aos 42, Thiaguinho sofreu falta, caiu e levou uma bolada de Marcelo Cordeiro. Ao levantar, empurrou o rosto do botafoguense com as duas mãos e recebeu cartão vermelho. A vantagem numérica alvinegra durou somente até a falta seguinte, cometida por Somália. Nos acréscimos, Danny Morais também levou o vermelho.

Na próxima rodada, o Tricolor encara o Atlético-PR, no sábado, às 18h30m, no Maracanã. Já o Botafogo, que completou oito jogos sem vencer, agora enfrenta o Vitória, no domingo, às 16h, no Barradão, em Salvador..

Botafogo domina primeiro tempo

O público decepcionou no Estádio João Havelange. Muricy Ramalho, que comandou o Fluminense pela primeira vez depois de ter recusado o convite para dirigir a Seleção Brasileira, decidiu promover as estreias do meia Belletti, que entrou no lugar de Diguinho, suspenso, e do atacante Emerson, que ganhou a vaga de Rodriguinho. No banco de reservas, o treinador foi festejado pela torcida tricolor, que quase soltou o grito de gol logo aos seis minutos. Fred levou a melhor sobre a marcação alvinegra e deu um excelente passe para Emerson. Na área e de frente para o goleiro Jefferson, o atacante chutou por cima do travessão, perdendo uma ótima oportunidade.

Estreante Emerson é marcado por dois na partida de Botafogo e Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)   A dupla ainda mostrou que pode se entrosar rapidamente em outro lance no primeiro tempo. Após um lançamento de André Luis, Fred pulou e ajeitou a bola com o peito para o companheiro. Mas, Emerson, na entrada da área, novamente errou a pontaria. O Fluminense parou por aí. O Botafogo ficou o resto do primeiro tempo com a posse de bola e pressionando. Mas faltava objetividade ao Alvinegro.

Aos nove minutos, Edno recebeu livre na área, mas demorou muito para finalizar e acabou travado pela defesa tricolor. O atacante, que ganhou a vaga de Caio, barrado pelo técnico Joel Santana, era uma boa opção de ataque. Aos 14, ele fez boa jogada pelo meio e rolou para Lucio Flavio pela direita, que chegou chutando cruzado. Herrera, de carrinho, chegou um segundo atrasado para tocar para o fundo do gol.

Somália arriscava chutes da intermediária. Dois foram sem direção. Um acabou indo no canto esquerdo, mas Fernando Henrique apareceu bem para defender. No banco de reservas, Muricy Ramalho não gostava do que via e chegou a se irritar duas vezes com o time.

A bronca deu resultado. Aos 41 minutos, o Fluminense, finalmente, voltou a criar uma boa oportunidade. Conca puxou um rápido contra-ataque e tocou para Carlinhos dentro da área. O lateral tricolor chutou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. A última chance do primeiro tempo foi alvinegra. Após cruzamento de Herrera, Diogo errou feio e chutou contra o próprio gol. No susto, Fernando Henrique conseguiu defender com os pés.

Sheik abre o placar, mas 'raspadinha' de Edno deixa tudo igual

 O Fluminense voltou melhor para o segundo tempo. Logo aos dois minutos, após uma jogada confusa na área botafoguense, a bola sobrou para Conca na entrada da pequena área. Mas o argentino não conseguiu dominar para finalizar. Logo em seguida, Conca novamente teve uma boa chance. Ele recebeu pela direita, tirou a marcação e chutou cruzado com o pé esquerdo. A bola passou, com muito perigo, à direita de Jefferson.

Aos dez minutos, a resposta alvinegra. Somália mais uma vez arriscou de longe. Desta vez a bola foi venenosa, quicou no gramado e deu trabalho ao goleiro Fernando Henrique, que espalmou para escanteio.

Aos 15 minutos, Herrera perdeu a bola no ataque alvinegro e deu chance para um rápido contra-ataque. Emerson novamente apareceu livre na frente de Jefferson. O atacante deu um toque sutil por cima do goleiro, mas a bola foi para fora. Mas o futebol dá ao jogador a oportunidade de se redimir rapidamente. E foi o que aconteceu.

Jefferson foi cobrar o tiro de meta. Pegou mal na bola. Fred dominou e, com a defesa alvinegra totalmente desarrumada, rolou para Emerson. O atacante driblou o goleiro e só tocou para o gol vazio para marcar pela primeira vez com a camisa tricolor. Fluminense 1 a 0. Na comemoração, o técnico Muricy Ramalho recebeu um forte abraço do goleiro reserva Ricardo Berna. E depois comemorou sozinho.

O clima esquentou após o gol tricolor. Somália, que já havia se estranhado com Conca, começou a discutir com Emerson após uma dividida. Os dois ficaram cara a cara, falaram poucas e boas um para o outro, mas só receberam cartão amarelo. Logo em seguida, Marcelo Cordeiro foi derrubado por Mariano sem bola. O tricolor também foi punido com o amarelo.

 Durante a confusão, Fred foi substituído após sentir uma fisgada na panturrilha esquerda. Joel Santana resolveu mudar o Botafogo. Tirou Fahel e colocou o atacante Caio. E também sacou Lucio Flavio para a entrada de Renato Cajá. E a estrela do treinador brilhou. Aos 30 minutos, Renato Cajá fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. Edno tentou tocar e a bola passou por Fernando Henrique. Era o empate alvinegro. Joel Santana comemorou muito. Renato Cajá foi abraçado pelos companheiros. Já Muricy Ramalho conversava com Thiaguinho na hora do gol, que iria entrar para fechar mais a defesa.

Quase ao mesmo tempo do empate alvinegro, o Corinthians também fazia o segundo gol em cima do Guarani e voltava a tirar a liderança do Campeonato Brasileiro do Fluminense.

O Botafogo partiu para a pressão. Leandro Guerreiro soltou uma bomba de fora da área e Fernando Henrique espalmou para escanteio. Logo depois, Edno dominou na área, girou e chutou rasteiro. O goleiro tricolor, agora, defendeu com os pés. Aos 36, após levantamento para a área, Antônio Carlos subiu mais que a defesa e cabeceou a bola no travessão de Fernando Henrique. O troco veio aos 38. Conca cobrou falta, Emerson tocou de cabeça e acertou a trave de Jefferson.

Aos 41 minutos, Thiaguinho sofreu falta e, irritado, foi expulso ao empurrar o rosto de Marcelo Cordeiro. Menos de um minuto depois, Somália também foi mais cedo para o chuveiro ao fazer falta em Mariano na lateral direita. O jogo continuou nervoso até o fim. Danny Morais recebeu cartão vermelho aos 48. Na cobrança da falta, Marquinho acertou o ângulo e Jefferson salvou.     Por Thiago Lavinas e Fred Huber Rio de Janeiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições