MENU

Em lançamento de carro da McLaren, Hamilton faz piada com Massa

McLaren lança novo carro

Atualizado: Quarta-feira, 1 Fevereiro de 2012 as 9:54

Com um vídeo disponibilizado ao vivo em seu site oficial e em sua página no Facebook, a McLaren apresentou ao público o MP4-27, modelo que será usado na temporada 2012 da Fórmula 1. Na transmissão diretamente do McLaren Technology Centre, em Woking, na Inglaterra, o piloto Lewis Hamilton foi o protagonista do lançamento ao fazer uma piada com o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.

A brincadeira aconteceu quando Hamilton citava as diferenças do veículo na comparação com o anterior, o MP4-26. "Os retrovisores mudaram... Felipe ficará muito feliz com isso", afirmou, causando risos nos dirigentes da equipe e nos jornalistas que estavam presentes na plateia.

Hamilton, que subiu ao palco ao lado de Jenson Button e do piloto de testes da escuderia, Gary Paffet, fazia referência à sequência de polêmicas nas quais se envolveu com Massa durante a última temporada. Os rivais de McLaren e Ferrari se tocaram durante o Grande Prêmio do Japão, de Mônaco e de Cingapura.

Falando mais seriamente, o campeão do mundo de 2008 apontou que os sidepods do carro foram alterados e que a traseira está mais estreita e refinada. Button ainda completou. "É um carro bonito. Muitos dos que vocês verão aí não o serão", disse, lembrando que o modelo não tem um degrau no bico como os veículos preparados, por exemplo, pela Sauber e pela Caterham para o próximo campeonato.

A nova aerodinâmica foi apelidada de "bico de ornitorrinco" e foi escolhida pelos dois times devido ao regulamento que prevê a diminuição do bico para 55 cm. No entanto, os monocoques permaneceram com 62,5 cm, formando um degrau nos carros.

A estreia do MP4-27 acontecerá em 7 de fevereiro, quando começam os testes da pré-temporada da categoria em Jerez de la Frontera. O primeiro a pilotar o veículo no circuito espanhol será Button, que venceu a disputa interna com Hamilton por 270 a 227 pontos na última temporada.

Os pilotos, que colecionaram cada um três vitórias no ano, esperam um salto de qualidade no equipamento para alcançar a Red Bull. Em 2011, a McLaren foi a segunda colocada do Mundial de Construtores com 497 pontos, contra 650 da equipe austríaca.

Em entrevista publicada na semana passada pelo site oficial da F1, o chefe da escuderia de Woking, Martin Withmarsh negou que o campeonato passado tenha sido ruim. "Poucos times vencem em sua história um Grande

Prêmio, e mesmo em um ano descrito como decente - mas não melhor que isso -, vencemos seis dos 19 GPs", disse.

O dirigente admitiu, de qualquer forma, que espera um rendimento superior por parte do MP4-27, classificado como uma "evolução lógica" do modelo anterior. "Podemos perceber que o desenvolvimento (do carro) está no caminho certo. Todos na McLaren estão trabalhando o mais arduamente possível para mudar de segundo para primeiro (na classificação). Em 46 anos ganhamos 20 campeonatos", ressaltou ele.

Em 2012, a McLaren seguirá utilizando motores da Mercedes. As marcas encerraram uma parceria de 14 anos em 2009, quando a montadora alemã, que tinha 40% das ações da equipe inglesa, começou a vendê-las gradativamente, comprou a Brawn GP e criou um time próprio.

veja também