Em noite de Rafael, Santos fica no zero com América-MEX e avança

Em noite de Rafael, Santos fica no zero com América-MEX e avança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

Nem Ganso, muito menos Neymar. A noite desta terça-feira, em Querétano, foi toda da defesa santista. Toda de Rafael. Com pelo menos cinco grandes defesas, principalmente no segundo tempo, ele garantiu o 0 a 0 com o América-MEX e carimbou a passagem do Santos às quartas de final da Taça Libertadores ( assista ao vídeo com as defesas de Rafael ).

Foi praticamente um duelo à parte. O camisa 1 do Peixe tinha como seu maior problema o atacante Reyna, artilheiro do Campeonato Mexicano, com 13 gols. E olha que ele só entrou no segundo tempo. Chute da esquerda, da direita, à distância. Todos rebatidos para fora por Rafael, que apontava para o céu e se benzia a cada espalmada.

Como havia vencido o jogo de ida, quarta passada, na Vila Belmiro, por 1 a 0, o Santos avançou com empate. Agora espera o vencedor da disputa entre Cruzeiro e os colombianos do Once Caldas – o time brasileiro venceu o primeiro jogo por 2 a 1, fora de casa.

Depois da batalha no México, o Alvinegro volta seus olhos para a decisão do Campeonato Paulista. Neste domingo, no Pacaembu, o time tem o primeiro confronto com o Corinthians. E torce para que Rafael mantenha o bom momento iniciado quando Muricy Ramalho assumiu o time - foram apenas dois gols sofridos em oito partidas.

Marcação para conter o América

Frio, vento forte e gelado, gramado castigado, 40 mil pessoas torcendo contra, e o América-MEX precisando vencer. Eram vários os adversários do Santos nesta terça-feira à noite, em Querétaro. Se não sofresse gols, o Peixe avançaria às quartas. Nos primeiros 45 minutos conseguiu o resultado parcial, com marcação forte no meio de campo

Houve sustos em algumas bolas aéreas, que sempre foram um tormento para a zaga santista. Logo aos cinco minutos, Montenegro cobrou falta pela direita. A bola pingou na área e encobriu Valenzuela, que não conseguiu acertar o cabeceio, perdendo grande chance.

O Peixe, aos poucos, foi tentando controlar o ímpeto adversário com toque de bola. Ganso buscava se aproximar de Neymar. Os dois até trocaram passes, mas não conseguiram penetrar a zaga mexicana. O América tentava imprimir um ritmo forte, mas errava trocas de bola nas saídas. O jogo das Águias só engrenava quando a bola caía nos pés de Montenegro. Aos 22, ele cobrou escanteio da direita. Mosquera subiu mais que Dracena, cabeceou e acertou a trave.

Houve ainda, aos 31, uma outra jogada de perigo do América. Montenegro, sempre ele, recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro, tirando a bola do alcance de Rafael. Sanchez chegou atrasado e não acertou a bola. Enquanto isso, os torcedores do América que estavam atrás do gol defendido pelo goleiro santista passaram a atirar sinalizadores na direção do herói do jogo. A polícia teve de ser acionada e houve um princípio de tumulto, logo controlado.

A partir daí, o Santos passou a ficar mais com a bola, não permitindo a aproximação do adversário. A torcida mexicana foi se aquietando. Não havia mais pressão. O Peixe passou a trocar passes até o apito do juiz.

São Rafael!

O Santos voltou melhor para o segundo tempo, mais adiantado, tocando bola no campo de ataque do adversário. Logo aos quatro minutos, Ganso, cobrando falta que ele mesmo sofreu, carimbou a trave direita de Ochoa. Logo em seguida, o técnico Carlos Reinoso começou a mexer no América. Reyna entrou no lugar de Pardo. Três minutos depois, o grandalhão Esqueda entrou no ataque, na vaga de Sánchez.

O América passou a dominar a posse de bola e levar perigo. Muricy, então, resolveu subir a estatura do time. Primeiro, colocou Possebon no lugar de Arouca, que saiu sentindo dores na coxa e chegou a chorar no banco de reservas. Depois Bruno Aguiar entrou na vaga de Zé Eduardo. Essa segunda mudança, que deu muito certo no clássico contra o São Paulo, sábado passado, no Morumbi, pela semifinal do Paulistão, deixou o time retraído demais nesta quarta. O América foi para o abafa. Começava o show de Rafael.

Aos 18, Reyna mandou uma bomba de esquerda. O goleiro espalmou. Depois, aos 25, Esqueda foi lá em cima e concluiu cruzamento da esquerda. Rafael, novamente, salvou. O Peixe estava sufocado. Não conseguia sair de trás. O jogo se tornava dramático.

Nas raras vezes em que a bola chegava a Neymar, o craque, isolado, ele abusava dos dribles. Assim, o campo era todo do América. E Rafael ia se desdobrando. Aos 31, Reyna mandou o chute de fora. Agora de direita. O goleiro santista se esticou todo para espalmar. No minuto seguinte, o camisa 18 do América ganhou presente da zaga santista, que saiu jogando errado, e tentou o chute colocado, buscando o ângulo esquerdo. Rafael de novo. Uma muralha.

A pressão mexicana era enorme. Aos 34, Reyna cobrou falta colocada. Acertou o travessão. A torcida, entusiasmada, gritava: “Si, se puede (Sim, é possível)”. Muricy Ramalho, por sua vez, se descabelava à beira do campo a cada tentativa de saída equivocada de sua equipe. Mas o esforço do goleiro santista foi recompensado: vaga garantida com o 0 a 0. Santos está nas quartas!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições