Em noite pouco inspirada, São Paulo bate o Ituano e assume a liderança

Em noite pouco inspirada, São Paulo bate o Ituano e assume a liderança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

     Um primeiro tempo titubeante, que valeu apenas pelo golaço marcado por Jean e uma segunda etapa com alguns lampejos. Mesmo com desempenho bem abaixo do apresentado nas últimas partidas, o São Paulo fez o suficiente para bater o Ituano por 2 a 0 e, pela primeira vez na temporada, assumiu a liderança do Campeonato Paulista. Com a vitória - a quarta nos últimos cinco jogos - o time foi a 25 pontos, mesmo número de Corinthians, Santos e Palmeiras. No entanto, leva vantagem por ter uma vitória a mais (8 a 7). O time do interior sofreu sua oitava derrota em 12 jogos e permaneceu com 11 pontos, na 15ª colocação, com um tento a mais que o Noroeste,  primeiro time integrante da zona de rebaixamento.

As duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No domingo, o Tricolor recebe o Santo André, às 16h, no Morumbi. No mesmo dia, em Mogi-Mirim, o Ituano buscará a reabilitação diante da Portuguesa.

Golaço de Jean

O jogo se arrastou no primeiro tempo. O São Paulo entrou no esquema 4-4-2, com Xandão fazendo o papel de um falso lateral pela direita. Com isso, Jean foi para o meio para ser volante, Lucas ficou aberto pela esquerda, Ilsinho pela direita, enquanto Willian José funcionava como referência para a chegada de Dagoberto, que tinha liberdade para se movimentar pelo gramado todo. Do outro lado, o Ituano entrou em campo para se defender, com três zagueiros, seis homens no meio e apenas um atacante.

Nos primeiros dez minutos, as coisas funcionaram bem para o time da casa que, com troca de passes rápidos e muita velocidade, criou duas chances de gol. Logo a um minuto, Ilsinho foi ao fundo e cruzou na medida para Willian José, que errou a cabeçada. No rebote, Dagoberto chutou por cima do gol. Aos nove, Lucas recebeu de Jean e, de pé esquerdo, mandou no ângulo de Marcelo Bonan, que espalmou. A bola bateu no travessão e saiu por cima do gol.

Mas o restante do primeiro tempo mostrou que o ímpeto inicial do Tricolor foi apenas um lampejo. Logo, o time caiu de rendimento e ficou muito tempo sem criar nada. Isso porque Lucas, atuando pela esquerda, sofreu com a severa marcação de Adoniran. Juan era bem vigiado no apoio pela esquerda, o mesmo acontecendo com Ilsinho pela direita, já que Xandão praticamente não passou do meio-campo. Com muita movimentação, mas também muitos erros de passes, o Tricolor foi presa fácil para a eficiente marcação do Ituano, que não levava o menor perigo ao gol de Rogério Ceni.

Como os homens da frente não estavam resolvendo, Miranda tentou dar emoção ao jogo. Aos 27, ele arrancou na defesa, deu um chapéu em Malaquias, tocou para Dagoberto, recebeu na frente e bateu por cima do gol. Mas logo os torcedores voltaram a se deparar com um time sem criatividade. E, a partir dos 35, as vaias começaram a ecoar. Irritado, Carpegiani mandou os reservas para o aquecimento.

E foi em seu pior momento no primeiro tempo que o São Paulo abriu o marcador. Jean arrancou pelo meio, tocou para Willian José, recebeu na frente e, de pé esquerdo, disparou uma bomba no ângulo direito do goleiro do Ituano, que nada pôde fazer. Golaço para desafogar o time, que não encontrava maneiras de furar o ferrolho armado pelo adversário.

Dagoberto amplia, e Tricolor administra

Para tentar mudar a cara do time, Carpegiani mexeu no intervalo. Ele sacou o apagado Wellington para colocar Casemiro, na tentativa de ganhar maior rapidez na transição do meio-campo para o ataque. O Tricolor voltou aceso para o segundo tempo e, com quatro minutos, ampliou. Lucas roubou a bola de Medina no meio-campo, arrancou e deu passe perfeito para Willian José. Sozinho, o atacante invadiu a área e rolou para Dagoberto, que empurrou para as redes: 2 a 0.

Esse gol tranquilizou demais o São Paulo, que novamente diminuiu o ritmo em campo. Do lado do Ituano, o técnico Ruy Scarpino resolveu fazer duas alterações. Aos 26, Medina, em chute de fora da área, acertou o travessão de Rogério Ceni. Mas o time do interior ficou nisso. O Tricolor respondeu na sequência com dois bons lances. Aos 27, Marlos passou por três marcadores, invadiu a área e cruzou para Willian José que, só não marcou porque Marcelo Bonan se antecipou e fez a defesa. No minuto seguinte, o atacante recebeu na entrada da área, girou e bateu de pé direito, à direita do gol adversário, com muito perigo.

Nos últimos cinco minutos, Carpegiani aproveitou para fazer a terceira mudança e colocou Henrique na vaga de Willan José, que deixou o gramado aplaudido. Nos minutos finais, o time tocou a bola, esperou o tempo passar e comemorou a vitória que deixou o time no topo da tabela do estadual. Nos acréscimos, Lucas ainda exigiu bela defesa de Marcelo Bonan.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições