MENU

Em situações ruins, Ceará e Galo tentam complicar mais a vida do rival

Em situações ruins, Ceará e Galo tentam complicar mais a vida do rival

Atualizado: Quarta-feira, 6 Julho de 2011 as 10:07

Nicácio volta ao time. Ele é velho conhecido dos

atleticanos (Foto: Daniel Augusto / Agência Estado)

  Sem conseguir uma vitória há um mês, o Atlético-MG, com oito pontos ganhos e ocupando a 14ª posição na tabela, quer voltar a vencer após cinco rodadas de jejum, mesmo jogando no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 21h50m (de Brasília). O treinador Dorival Júnior mandará a campo uma nova formação, com o time armado no 4-5-1. O novo esquema, com apenas um atacante de ofício, foi lançado devido à má sequência do time na competição, aliado ao fato de os atacantes mineiros não atravessarem boa fase.

Em situação pior, abrindo a zona da degola, vem o Ceará, com sete pontos. Para conquistar a vitória, Vágner Manici terá à disposição quase todo o time que venceu o Palmeiras, há duas rodadas. A única ausência, a de Washington, será suprida pela volta do artilheiro do Vovô na temporada, Marcelo Nicácio, que tem 18 gols.

A partida terá arbitragem de Marcelo de Lima Henrique, que será auxiliado por Erich Bandeira e Rodrigo Pereira Jóia. A TV Globo Minas mostra a partida para Minas Gerais e o canal PFC também mostra o jogo ao vivo, para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as emoções do duelo em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 21h20m.

Atlético-MG: o Galo venceu as duas primeiras partidas no Campeonato Brasileiro e foi só. Depois disso, foram cinco jogos sem vitória, com direito a duas goleadas sofridas nas últimas semanas (1 a 4 para o Flamengo e 0 a 4 para o Internacional). Vencer o Ceará, além de espantar a crise que ronda o Galo, leva o time para perto da parte de cima da tabela novamente. Uma derrota, somada a outros resultados, pode deixar a equipe na zona de rebaixamento. Ceará: mais uma vez na zona de rebaixamento, o Ceará tentará buscar a terceira vitória dentro de casa no Brasileirão para espantar a crise em Porangabuçu. Um resultado adverso diante do Galo poderá custar o emprego do treinador Vágner Mancini.

Atlético-MG: Dorival Júnior vai usar um esquema mais cauteloso. Manda o time a campo num 4-5-1, com três volantes e dois armadores. Guilherme é o atacante solitário do Galo na partida. Além disso, em má fase, o jovem goleiro Renan Ribeiro foi barrado para a entrada de Giovanni. Provável time: Giovanni; Roger, Réver, Leonardo Silva e Leandro; Gilberto, Richarlyson, Serginho, Renan Oliveira e Caio; Guilherme.

Ceará: Sem poder contar com o atacante Washington, expulso diante do Coritiba, na última quinta-feira,o treinador Vágner Mancini deverá pôr em seu posto, o artilheiro do Vovô na temporada, com 18 gols, o atacante Marcelo Nicácio. Sendo assim, o time titular que deverá enfrentar o Atlético-MG será: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Vicente; Michel, João Marcos, Heleno e Thiago Humberto; Marcelo Nicácio e Osvaldo.

Atlético-MG: Patric e Daniel Carvalho receberam o terceiro cartão amarelo contra o Internacional e cumprem suspensão nesta quarta-feira. O mesmo acontece com Guilherme Santos, mas devido a um cartão vermelho recebido no jogo contra o time gaúcho. As outras ausências são Fillipe Soutto e Marquinhos Cambalhota, entregues ao departamento médico do clube.

Ceará: o atacante Washington, expulso diante do Coritiba.

Atlético-MG: Dudu Cearense, Guilherme, Leonardo Silva e Richarlyson.

Ceará: o lateral-esquerdo Eusébio.

Atlético-MG: Caio vai fazer sua estreia com a camisa do Atlético-MG. Junto com Renan Oliveira, o armador terá a função de municiar Guilherme, além de chegar perto do gol adversário para tentar os arremates a gol.

Ceará: no atacante Marcelo Nicácio. Sem marcar pelo Alvinegro desde a partida de ida pela Copa do Brasil 2011 contra o Flamengo, há quase dois meses, e amargando o banco de reservas, o atleta promete muita determinação e gols para ganhar moral perante torcida e comissão técnica.

Renan Oliveira, meia do Atlético-MG: 'Vai ser um jogo fundamental para gente e temos consciência disso. Trabalhamos forte durante a semana, focando neste jogo. Vai ser um jogo para nos encaminhar no campeonato e nada melhor do que conquistar os três pontos para afastar de vez essa zona de rebaixamento, que não queremos este ano. A gente quer buscar o título e estar sempre no grupo da frente. Nada melhor que esta vitória'.

Heleno, volante do Ceará: 'Teremos um jogo muito difícil contra o Galo Mineiro. Porém, jogaremos em casa e teremos o apoio do nosso torcedor, que confia na gente e vai nos empurrar para mais uma vitória'.

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Atlético-MG e Ceará se enfrentaram 13 vezes na história da elite do Campeonato Brasileiro, com vantagem para os mineiros. O Galo venceu sete vezes, contra três triunfos dos cearenses e mais três empates.

* Essas são as três vitórias do Ceará sobre o Atlético-MG na Série A: 2 a1/1980 (Castelão); 2 a 0/1986 (Castelão); 1 a 0/2010 (Mineirão).

* O Ceará não foi derrotado nas últimas três partidas que disputou contra o Atlético pela Série A: 2 a 0/1986; 1 a 0/2010; 0 a 0/2010.

* A última vitória do Galo aconteceu na antepenúltima partida entre as duas equipes, em 1986, por 2 a 0, no Mineirão, gols de Everton e Reinaldo Xavier.

* Na história dos brasileiros da Série A, Ceará e Atlético-MG se enfrentaram em oito oportunidades na capital cearense, com quatro vitórias do Atlético, dois triunfos do Ceará e dois empates.

Ceará e Atlético-MG se enfrentaram pela última vez no dia 29 de setembro de 2010, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Apesar das tentativas, os times acabaram empatando por 0 a 0, o que decepcionou os cerca de 11 mil torcedores presentes. (Relembre os melhores momentos daquela partida).          

veja também