MENU

Embalados, Santos e Portuguesa se encontram na Vila Belmiro

Embalados, Santos e Portuguesa se encontram na Vila Belmiro

Atualizado: Quarta-feira, 9 Março de 2011 as 10:03

Embalado pela vitória sobre o Oeste por 2 a 0, no sábado de carnaval, o Santos volta ao campo da Vila Belmiro nesta quarta-feira, às 21h50m, contra a Portuguesa, reforçado de jogadores importantes: Neymar, Leo e Elano. Do outro lado, a Lusa, comandada por Jorginho desde o último dia 21, também vem de um ótimo resultado e espera escalar a tabela do Paulistão vencendo o rival fora de casa.

Com 22 pontos e na quarta colocação, o Santos está reforçado do trio. Neymar foi liberado contra o Oeste porque folgou menos por causa do Sul-Americano Sub-20, disputado com a Seleção Brasileira no início do ano. O meia e o lateral-esquerdo, gripados, também não encararam o jogo do último sábado.

Com 14 pontos, na 11ª colocação, a Portuguesa sofreu modificações nas últimas semanas. Jorginho assumiu o time no final de fevereiro e já conseguiu um resultado significativo contra o Botafogo-SP, no último sábado: goleou o adversário por 4 a 1. Agora tenta voltar ao G-8 batendo o anfitrião.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo exibe a partida a partir das 21h50m para para os estados de SP (exceto Baixada Santista), TO, MS e MT. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite para todo o Brasil. Vinicius Furlan será o árbitro, auxiliado por Giuliano Neri Colisse e Fábio Rogério Basteiro.

Santos: a três pontos do líder Corinthians, o Peixe busca o triunfo para encostar no topo. A vitória do último sábado, sobre o Oeste, encerrou um jejum de quatro jogos sem triunfos. Agora o Santos deseja embalar no Paulistão e ganhar tranquilidade para se dedicar mais na Libertadores.

Portuguesa: fora do G-8, a Lusa precisa vencer para não se afastar ainda mais do grupo de classificação. A equipe pode até ficar entre os oito primeiros ao fim desta rodada se vencer e ocorrer uma combinação de resultados: derrota do Americana e tropeços de Paulista e Mogi Mirim.

Santos: Marcelo Martelotte só alterou o time por conta das entradas de Neymar, Léo e Elano, que foram poupados contra o Oeste. Assim, a equipe será formada por: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Diogo; Neymar e Zé Eduardo.

Portuguesa: Jorginho terá à disposição Guilherme, suspenso na última rodada. Paulo Sérgio e Domingos, que estavam no departamento médico, ainda são dúvidas. Mas a expectativa é de que o treinador não mexa no time que venceu o Botafogo. A provável escalação é: Weverton; Jaime, Maurício e Preto Costa; Marcos Pimentel, Ferdinando, Ademir Sopa, Henrique e Fabrício; Jael e Rafael Silva.

Santos: as atenções estão voltadas principalmente para Neymar, que descansou durante o carnaval. Para o treinador, o atacante tem que lidar com a responsabilidade de ter boas atuações diante da torcida, pois sempre será cobrado pelo talento que tem.

Portuguesa: Jael, que tem pouco tempo de Lusa, foi um dos destaques do time no último sábado, na vitória por 4 a 1 sobre o Botafogo-SP. O atacante marcou três gols nesta partida e espera ter um desempenho ainda melhor contra o Peixe.

Marcelo Martelotte, técnico interino do Santos: " Os dois times estão em bom momento, e quem ganha com isso é o torcedor. Espero que a torcida compareça para nos ajudar a conquistar a vitória ."

Jorginho, técnico da Portuguesa: " Tenho uma forte ligação com a Portuguesa, onde cresci, mas também vivi alguns bons momentos da minha carreira no Santos. Amanhã isso fica de lado. Independentemente da história de cada um, a busca pela vitória fala mais alto ."

* A última vez que Santos e Portuguesa se enfrentaram na Vila Belmiro foi pelo

Campeonato Paulista de 2009. Na oportunidade, o Peixe venceu por 1 a 0, gol de Kleber Pereira, resultado que praticamente garantiu o Santos nas semifinais e deixou a Lusa fora.

* Na Vila Belmiro, o Santos não perde para a Portuguesa desde o Brasileiro de 2002. naquela partida, a Lusa venceu por 2 a 1, gols de César e Danilo. Diego marcou para o Peixe.

* A última vitória da Portuguesa sobre o Santos foi no Paulistão de 2008, quando venceu por 2 a 0 no Morumbi, com gols de Christian e Marcelo de Faria. Depois disso, houve três empates e um triunfo do Peixe.

    A última vez em que Santos e Portuguesa se encontraram foi no Campeonato Paulista do ano passado, no Canindé. Na ocasião, o Peixe ainda era comandado por Dorival Júnior, técnico que venceu o estadual com a equipe, e a Lusa por Wagner Benazzi. O duelo terminou empatado por 1 a 1, gols de Héverton, aos 14 minutos do primeiro tempo, e Zé Eduardo, aos 44 minutos da segunda etapa.      

veja também