Empate com Vasco põe Olaria na semi e elimina o Botafogo

Empate com Vasco põe Olaria na semi e elimina o Botafogo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

Por Rafael Cavalieri Macaé, RJ

  Já classificado para as semifinais da Taça Rio, o Vasco não repetiu as mesmas atuações dos últimos jogos, mas fez com que os torcedores voltassem para casa com um sorriso no rosto, na tarde deste domingo, no Moacyrzão, em Macaé. Em um jogo emocionante, o time, que saiu perdendo para o Olaria por 2 a 0, conseguiu se recuperar e igualar o placar aos 46 minutos do segundo tempo, com uma cabeçada de Rômulo. O resultado deixou o Cruz-Maltino em primeiro lugar no seu Grupo A.

Vasco e Olaria vão se enfrentar novamente, agora, em busca de uma vaga na final da Taça Rio. O encontro deverá acontecer no próximo sábado, no Engenhão. O outro duelo pelas semifinais será entre Flamengo e Fluminense, domingo.

saiba mais Saiba tudo sobre o Campeonato Carioca

Referência na frente faz falta ao Vasco

Leandro foi mesmo o escolhido do técnico Ricardo Gomes para substituir Alecsandro, pendurado com dois cartões amarelos. O Vasco perdeu a referência na área, mas ganhou em movimentação. Logo nos primeiros minutos a velocidade e o toque de bola deram a impressão de que foi a melhor opção. Diego Souza estava mais encostado no ataque e teve boas oportunidades. A primeira surgiu justamente nesta alternância com Leandro. A outra, perto do fim do primeiro tempo, parou nas mãos do goleiro Henrique após chute fraco.

Mas o encanto não durou muito. Assim como no ano passado, quando nenhum camisa 9 típico se firmou na equipe, os velhos problemas apareceram. Apesar da intensa troca de posições na frente, o time fica mais fácil de ser marcado, já que os zagueiros conseguem sair da área e adiantar a pressão. Quando tentava jogadas pelas pontas, não havia ninguém na área para finalizar. O time buscou então alternativas. Uma das surpresas foi o zagueiro Anderson Martins. Foram três investidas no ataque sendo que duas foram muito perigosas.

Mas o Vasco não conseguiu abrir o placar. E do outro lado tinha um Olaria organizado e jogando com disposição incrível buscando a sonhada classificação para as semifinais. Certo na defesa e procurando explorar os contra-ataques, o time representava perigo constante. Até que Waldir recebeu dentro da área e, com um drible de corpo, tirou Anderson Martins da jogada e bateu colocado no canto direito do goleiro Fernando Prass.

Vasco parte para cima com Bernardo, o novo xodó, e busca o empate

No segundo tempo o panorama pouco mudou. A grande diferença foi mesmo o time do Olaria. Os jogadores voltaram dispostos a matar o jogo e garantir a vaga nas semifinais. A cautela em relação ao poderio ofensivo do Vasco diminuiu e o time se lançou ao ataque. O resultado foi o segundo gol logo no início em jogada de Danilo pela direita e conclusão de Felipe, novamente sem chances de defesa para Fernando Prass.

Ciente de que seu time estava criando muito pouco, Ricardo Gomes sacou Leandro e colocou Bernardo. A fase do jovem de 20 anos é tão boa que os animados torcedores presentes no Moacyrzão pediam sua entrada desde o primeiro tempo e vibravam a cada toque que o camisa 31 dava na bola.

Coincidência ou não, o Vasco cresceu após a sua entrada. Sem ter de realizar qualquer tipo de troca, Diego Souza se posicionou bem avançado procurando ser a referência que tanto fez falta ao time na etapa inicial. E logo no primeiro lance, o camisa 10 recebeu de Eder Luis em jogada de velocidade e se jogou. O árbitro marcou pênalti convertido pelo xodó Bernardo. O gol esfriou a empolgação do Olaria e deu mais moral ao Vasco.

Para tentar corrigir o posicionamento, Ricardo Gomes lançou Elton no lugar de Felipe, que esteve sumido. A referência logo fez diferença e em duas oportunidades ele quase marcou, sendo uma delas após bicileta perfeita. Lances como esse intimidaram o Olaria que passou a querer segurar o resultado. Chance concreta apenas uma, milagrosamente salva por Anderson Martins. Já o Vasco se impôs e, no fim, após tanta insistência, Romulo conseguiu, de cabeça, empatar o jogo premiando a disposição do segundo tempo vascaíno.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições