Entidade tenta criar liga de basquete só com jogadores brancos nos EUA

Entidade tenta criar liga de basquete só com jogadores brancos nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Uma nova polêmica racial envolve o basquete nos Estados Unidos. De acordo com o jornal Augusta Chronicle, a entidade All-American Basketball Alliance pretende criar neste ano uma liga com 12 times em que poderiam jogar somente atletas brancos.

"Apenas jogadores nascidos nos Estados Unidos e que os dois pais sejam caucasianos serão elegíveis a disputarem a liga por uma das equipes", explicou comunicado.

Mas a ideia já vem sendo repelida de cara. A cidade de Augusta, no estado norte-americano da Geórgia, foi uma das procuradas para ser a sede se uma das franquias da nova liga, mas o prefeito Deke Copenhaver já se mostrou contrário.

"Como um entusiasta do esporte, sempre apoiei novos eventos esportivos em Augusta. Entretanto, não posso - em sã consciência - trazer para cá um time que não comporte o espírito de inclusão que eu e tantos outros tentamos colocar na nossa cidade", disse.

Clint Bryant, diretor de esportes da Augusta State University, viu a ideia com completo descado. "Isso é tão absurdo e tão engraçado, mas nos dá a ideia de quanto doente pode ser a nossa sociedade. Mostra o quanto uma pessoa pode ter uma existência mesquinha."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições