MENU

Entrada de Diego Souza faz Gomes quebrar cabeça: veja opções táticas

Entrada de Diego Souza faz Gomes quebrar cabeça: veja opções táticas

Atualizado: Quinta-feira, 17 Março de 2011 as 10:32

Ao que tudo indica a espera vai mesmo acabar no próximo domingo, às 18h30m, contra o Botafogo, no Engenhão. Diego Souza fará sua estreia como titular pelo Vasco. Agora, o técnico Ricardo Gomes tem três dias para quebrar a cabeça e pensar na melhor maneira de escalar seu camisa 10 em campo. Para ajudar o comandante vascaíno, o jornalista André Rocha, do blog Olho Tático, deu suas sugestões e você confere abaixo.     André armou o Vasco de três maneiras diferentes. Para ele, a mais viável - e que já foi testada por Ricardo Gomes - é a entrada de Deigo Souza na vaga de um dos atacantes. O sacado no treino foi Elton. André Rocha acredita que desta maneira o Vasco vai conseguir ter um equilíbrio maior entre defesa e ataque.

- É o mais viável. O time cruz-maltino se defenderia com nove homens e teria um trio de meias talentosos trabalhando para o único atacante, que atenderia a demanda do jogo: se precisar de velocidade, Eder Luis fica à frente; no caso de necessitar de força física, entra Elton - afirmou André.

O blogueiro cogitou ainda a entrada de Diego Souza no lugar de Felipe. Com isto, o meio-campo ficaria com maior força física, perdendo em talento e criatividade. A vantagem seria uma mudança praticamente nula na atual estrutura da equipe, que continuaria com dois volantes de marcação (Eduardo Costa e Romulo) além da dupla de ataque formada por Eder Luis e Elton.

A terceira opção seria sacar Romulo. Esta é considerada a proposta mais ousada, mas, para André Rocha, uma escalação difícil de ser usada em clássicos ou grandes jogos em função da perda de poder de marcação.

- Contra equipes mais modestas no estadual e na Copa do Brasil, é viável. Eduardo Costa fica mais plantado, Diego Souza e Felipe partem de trás qualificando a saída de bola, e Bernardo se aproxima da dupla de ataque. Arriscado, mas possivel - decretou o blogueiro.

Atual destaque do setor, Bernardo ainda não sabe como Ricardo Gomes vai armar o Vasco. No entanto, ele acredita que não terá de mudar sua maneira de jogar com a entrada de Diego Souza. Ele só espera ser mantido na equipe para ter oportunidade de jogar ao lado do camisa 10.

- Todas as opções já testadas pelo Ricardo Gomes são boas. Sua entrada não muda muito para mim. O Diego Souza é um jogador ofensivo, com bastante habilidade e que vai ajudar muito na armação das jogadas - garantiu.

A opção tática considerada mais viável pelo blogueiro do Olho Tático, ao que parece, é também a preferida da torcida. Enquete realizada na página do Vasco no GLOBOESPORTE.COM perguntava qual dos atuais integrantes do quarteto ofensivo deveria sair para a entrada de Diego Souza. Os dois atacantes foram os mais votados: Elton recebeu 45% das indicações, e Eder Luis, 31%. Felipe levou 12% dos votos, e Bernardo mostrou que está em alta com a torcida, ficando com apenas 5%. Dos 32.440 votos, 7% acham que Diego Souza deve ficar na reserva.    

veja também