Equipes se preparam para campeonato mundial de corrida de aventura

Equipes se preparam para campeonato mundial de corrida de aventura

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Os cerca de 500km já estão devidamente mapeados, estudados e fotografados. O Campeonato Mundial de Corrida de Aventura/Ecomotion 2008, que será disputado nos estados de Ceará, Piauí e Maranhão entre 30 de outubro e 9 de novembro, tomou forma definitiva na última semana. Uma equipe de técnicos visitou mais uma vez as cidades e trilhas por onde passará a mais importante prova da modalidade nesta temporada para fazer a checagem final. O "Caldeirão Ecomotion" já está fervendo à espera das 60 equipes - nacionais e estrangeiras - que disputarão o título mundial no ano em que se comemora dez anos da realização da primeira corrida de aventura no Brasil.

"As equipes terão uma experiência inesquecível, bem como os habitantes das cidades por onde a prova vai percorrer. Esperamos passar uma mensagem positiva a todos durante o Ecomotion 2008", diz o organizador do evento, Said Aiach Neto.

Os nomes, distâncias e modalidades por trecho ainda não podem ser divulgadas pela organização, já que o mistério e a expectativa fazem parte da "cultura" Ecomotion. As equipes só conhecem o mapa e os detalhes da prova às vésperas da largada. A cidade base será Jericoacoara/CE, onde as equipes ficam até o dia 1 de novembro, quando partem em comboio para a largada.

"Essa parte psicológica também faz parte da prova", diz o diretor técnico da competição, Tiago Valois. "O que posso dizer, por enquanto, é que vai ser um evento muito bonito e desafiador. O calor promete castigar desde o primeiro instante e vai valer o preparo físico, a boa hidratação, proteção solar e as estratégias de cada quarteto. Na área apelidada de Caldeirão Ecomotion, faz 40 graus à sombra. O problema é que não há sombra", diz o baiano, sem perder o bom humor.

Além de inspecionar aspectos de logística e segurança para os atletas, a organização do Mundial fechou nos últimos dias 2, 3 e 4 de outubro os detalhes do deslocamento de 1000km que as equipes de apoio e imprensa que farão ao longo dos dias de prova.

"Os apoios têm um papel fundamental no desempenho dos atletas. Eles também precisam estar bem preparados e dispostos para enfrentar muitos perrengues também", diz Valois. "Os jornalistas vão sentir de perto o que é uma corrida de aventura e desfrutar das lindas paisagens da caatinga", acredita. A organização vai receber nada menos do que 50 profissionais de imprensa de todo o Brasil e do exterior.

A largada do Ecomotion 2008 será às 15h do dia 2 de novembro e a primeira equipe está prevista para cruzar a linha de chegada no dia 6 de novembro, ambos em locais ainda não divulgados. Os quartetos (com pelo menos uma mulher), munidos de mapa e bússola, percorrerão os cerca de 500km pedalando, remando, a pé, velejando, escalando.

Já estão inscritas até o momento 31 equipes estrangeiras e 25 nacionais. A organização pretende que o número total chegue, no máximo, a 60. Estão confirmadas as presenças dos principais times estrangeiros, como Nike (campeã mundial 2007), Wilsa Hellyhanse (2ª em 2007), Buff Coolmax (campeã Ecomotion 2005 e 2007), Orionhealth, Bjuffors, além dos brazucas top 10 do ranking nacional SOS Mata Atlântica, Quasar Lontra, Oskalunga Sundown, Selva NSK, entre outras.

Mais informações: www.ecomotion.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições