Escorado na invencibilidade, Fla enfrenta o Duque de Caxias

Escorado na invencibilidade, Fla enfrenta o Duque de Caxias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

Em Macaé (RJ), os gritos insistentes da torcida por Adriano, agora jogador do Corinthians, perturbaram o Flamengo no 3 a 3 com o Madureira. O terceiro empate seguido na Taça Rio trouxe desconforto ao time, que se protege das críticas com o escudo da invencibilidade de 18 jogos na temporada. Apesar dos sorrisos distribuídos no rachão de sexta-feira, o barulho do sinal de alerta incomoda. Na última quarta-feira, Vanderlei Luxemburgo reuniu o grupo no centro do gramado do Ninho do Urubu, decretou restrições sobre as noitadas, desabafou sobre o caso Adriano e, irritado, fez ameaças.

No último treino antes do jogo contra o Duque de Caxias, neste sábado, no Engenhão, o clube informou que fará um retiro em Atibaia, no interior de São Paulo, ao longo de toda a próxima semana. O treinador alega que a intenção é manter a equipe concentrada, mas a viagem servirá para tentar melhorar um ambiente confuso.

- Estamos indo para Atibaia para uma semana de trabalho, é reta decisiva do Carioca e da Copa do Brasil – disse Luxemburgo.

Flamengo e Duque de Caxias se enfrentam às 18h30m (de Brasília), pela sexta rodada. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite para todo o Brasil. A abitragem será de Lenilton Rodrigues Gomes Júnior (RJ), auxiliado por Silbert Faria Sisquim (RJ) e Wendel de Paiva (RJ).

O que está em jogo

Flamengo: o campeão da Taça Guanabara precisa de paz. A campanha no segundo turno está aquém do esperado. A equipe está na quarta posição do Grupo A, fora da zona de classificação para a semifinal. Com nove pontos, está atrás de Vasco, Boavista e Americano, todos com dez. Vencer tornou-se uma obrigação para manter as chances de avançar.      

Duque de Caxias: quarta colocada no Grupo B, a equipe do técnico Waldemar Lemos tem oito pontos, está a quatro do líder Olaria e a dois do vice-líder Botafogo. O time vem de vitórias sobre Nova Iguaçu e América e ainda tem chances de se classificar.

 As ecalações

Flamengo: Luxemburgo volta a contar com o volante Willians e o meia Renato. A dupla cumpriu suspensão na rodada passada, mas será titular. Na lateral esquerda, Rodrigo Alvim está mantido. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Maldonado, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley.

Duque de Caxias: Waldemar Lemos não poderá contar com os zagueiros Lucão e Marlon e os volantes Antônio e Lenon. Os quatro estão emprestados pelo Flamengo, e uma cláusula no contrato impede que eles enfrentem o clube. O zagueiro Fábio Braz se recupera de cirurgia e também está fora. A escalação: Fernando, Ari, Vitor, Genílson e Hamilton; Bruno Moreno, Jougle, Lenílson e Geovani Maranhão; John e Somália.

 Fique de olho

Flamengo: maior ladrão de bolas do Carioca até então, com 73 desarmes, Willians retorna. Sem ele, a equipe sofreu três gols pela primeira vez na temporada.

Duque de Caxias: vice-artilheiro do Carioca, com oito gols, o atacante Somália é oportunista e experiente.

O que eles disseram

Thiago Neves, meia do Flamengo: "Eu acho que é uma pressão desnecessária pelo que temos feito. Fomos campeões da Taça Guanabara, o Flamengo teve um ano de 2010 complicadíssimo. Começamos bem em 2011, com boas contratações, jogando bem, invictos há três meses. Acho que o torcedor está sendo injusto com a gente, temos feito um trabalho seríssimo. Vamos tentar dar o espetáculo que ele quer".

Léo Moura, lateral-direito do Flamengo: "Em algumas partidas oscilamos um pouco, trabalhamos para não sofrer gols. Vamos tentar acertar. Quem está atrás gosta de ser lembrado porque a defesa não está tomando gols. Às vezes, é difícil ficar muito tempo sem sofrer gols".

 Números e curiosidades

* Este é apenas o quarto confronto entre Duque de Caxias e Flamengo na história. Em 2008, o Fla venceu por 5 a 1, no Maracanã. No estadual de 2009, nova vitória fácil: 4 a 2. No ano passado, triunfo rubro-negro por 3 a 2, de virada, no Maranã.

* A última derrota do Flamengo ocorreu na penúltima rodada do Brasileirão 2010, quando foi derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro, em Volta Redonda.

* Ronaldinho Gaúcho, Wanderley e Deivid, com cinco gols cada, são os artilheiros do Rubro-Negro na temporada.

Último confronto

Em janeiro do ano passado, o Flamengo derrotou o Duque de Caxias por 3 a 2, de virada, no Maracanã. Maurinho abriu o placar para o Duque, mas Kleberson e Fierro viraram. John empatou, mas Fernando assegurou a vitória.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições