Estônia será o primeiro país a jogar contra todas seleções da Europa

Estônia será o primeiro país a jogar contra todas seleções da Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

Mário André Monteiro, iG São Paulo

Em junho, após o amistoso diante da França, os estonianos terão atuado contra todas as outras 52 seleções que compõem a Uefa

A Estônia ainda está longe de ter tradição no futebol, mas neste ano vai alcançar um feito inédito na história do esporte. A pequena nação de pouco mais de 1,3 milhão de habitantes vai se tornar o primeiro país do mundo a jogar contra todas as outras 52 seleções da Europa que integram a Uefa. O ciclo ficará completo com o amistoso diante da França, marcado para o próximo dia 5 de junho, em Le Mans.

Leia mais notícias de futebol internacional no iG Esporte

"A França é, por tradição, uma das equipes top da Europa e está novamente em alta. No entanto, se olharmos para o jogo em termos de futebol na Estônia, será importante por sermos a primeira seleção europeia e mundial a duelar contra todos os outros membros da Uefa", disse Aivar Pohlak, presidente da federação estoniana de futebol, à imprensa local.

Sabendo da marca inédita que pode e será atingida, a Estônia estava há mais de um ano a tentando marcar esse amistoso diante dos franceses, a única seleção da Europa que ainda não duelou. Outras seleções próximas de atingir esse feito são a Alemanha e a Polônia, que ainda precisam enfrentar outros três países do Velho Continente para se igualar aos estonianos.

Após cinco décadas de domínio da União Soviética no país, a Estônia voltou ao cenário do futebol mundial a partir de 1992. A seleção azul, preta e branca ocupa atualmente a honrosa 52ª posição no ranking da Fifa, sendo esse o melhor momento de toda sua história. Em outubro de 2008, por exemplo, era apenas a 137ª colocada na mesma lista.

O amistoso contra a França servirá de preparação para a Estônia, que sonha em disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. As eliminatórias europeias para o Mundial começam em setembro, e a seleção enfrenta a Romênia, em casa, no primeiro jogo. Lembrando que os estonianos quase se classificaram para Euro 2012, mas perderam na repescagem para a Irlanda (4 a 0 e 1 a 1)


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições