MENU

Estrangeiros querem manter hegemonia na Rolex Ilhabela Sailing Week

Estrangeiros querem manter hegemonia na Rolex Ilhabela Sailing Week

Atualizado: Sexta-feira, 20 Junho de 2008 as 12

Estrangeiros querem manter hegemonia na Rolex Ilhabela Sailing Week

Organização já recebeu inscrição de veleiros da Argentina e do Chile

Campeões das duas últimas edições, quebrando uma tradição de 32 anos de domínio nacional, os estrangeiros prometem força e competitividade na Rolex Ilhabela Sailing Week de 2008, que será disputada de 6 a 12 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo. A organização já recebeu a inscrição de veleiros da Argentina e do Chile, que vão brigar pelo título da 35ª. edição do maior evento náutico da América Latina.

O chileno Almacenero, um moderno Botin & Carkeek 46, comandado por Nicolás Ibáñez, foi o primeiro a confirmar participação. Nos próximos dias, o barco começará a ser transportado de caminhão para o Brasil, atravessando a Cordilheira dos Andes, agora coberta de neve. O veleiro será montado no Píer 26, no Guarujá.

Irmão dos brasileiros Touché/Safra e Asa Alumínio, Almacenero vem cercado de muita expectativa para as disputas da classe ORC Internacional, a mais forte do evento, e é candidato para repetir a façanha do uruguaio Memo Memulini, campeão em 2006, e do argentino Personal, vencedor do ano passado.

Outro grande destaque da competição deverá ser o veleiro Fortuna III, da Armada Argentina. O barco de 60 pés vai certamente brigar pela condição de fita azul em várias regatas. Na última vez que esteve em Ilhabela, em 2005, o veleiro foi cinco vezes fita azul, incluindo a tradicional regata de percurso Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil.

O veleiro argentino Patagônia 3, de Norberto Alvarez Vitale, também será uma das atrações. Representante do Yacht Club Argentino o Benneteau First 36.7 é um dos favoritos ao título na ORC Internacional 600.

Na ORC Club, os argentinos Matrero e MSC Tango também já garantiram presença. Matrero, um Frers 50, vai tentar o sexto título da competição. Ao todo são aguardados 15 veleiros argentinos, incluindo Califa 3 e Madness, para a disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week e do XII Campeonato Sul-Americano de Vela Oceânica, que será realizado concomitantemente.

A Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors, da Semp-Toshiba, do Bradesco Private, com apoio da Marinha do Brasil, Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Classe BRA-RGS, Classe IRC, Classe HPE25, da Prefeitura Municipal de Ilhabela, da Holt Nautos, da Brancante Seguros, da Rádio Eldorado e do Jornal Ancoradouro. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

F onte: ZDL

Postado por Myrian Rosário

veja também