MENU

Estrelas de Peixe e Fla se enfrentam em jogo que promete na Vila

Estrelas de Peixe e Fla se enfrentam em jogo que promete na Vila

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 9:27

Ganso e Neymar x Thiago Neves e Ronaldinho: jogo

promete (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)

  Em campo, estrelas como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves. Um tabu em jogo. O ídolo de uma nação que reestreia no futebol brasileiro justamente contra seu ex-time. São muitos os ingredientes que prometem fazer de Santos e Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, um jogo para ser lembrado por muito tempo.

Será a primeira vez que Neymar e Ronaldinho Gaúcho, dois astros do futebol nacional, se enfrentarão. Também será o primeiro jogo do volante Ibson, que foi criado na Gávea e agora reforça o Santos, contra o clube que o revelou. E para dar um toque especial, uma escrita: desde o dia 5 de agosto de 2007, o Peixe não consegue derrotar o Fla. De lá para cá, sete partidas, com quatro vitórias cariocas e três empates.     Não é à toa que os cerca de 16 mil ingressos colocados à venda se esgotaram na última terça-feira, primeiro dia de vendas para os torcedores comuns - no fim de semana, quando começaram as vendas, apenas sócios do Santos puderam comprar.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances desse jogão em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo transmite ao vivo, menos para as seguintes cidades: Guarapuava, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Maringá, Londrina, Ponta Grossa (todas no Paraná); São Jose dos Campos, Taubaté, Mogi das Cruzes, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Presidente Prudente e São Paulo (todas paulistas) e Caruaru (PE). O Premiere, em sistema pay per view, mostra o confronto para todo o Brasil. André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Erich Bandeira (PE).

Santos: com apenas 11 pontos, mas três jogos a menos que o Flamengo, o Peixe ocupa a 14ª posição na tabela. Será a primeira vez na competição que o técnico Muricy Ramalho terá seus principais jogadores à disposição, já que teve de lidar com desfalques por causa da Copa América, além de ter optado por poupar titulares nas primeiras rodadas, quando priorizou a Taça Libertadores. Por isso, o treinador reforça a obrigação de vitória contra o Fla.

Flamengo: único invicto do Brasileirão, o Flamengo vacilou na rodada passada. O empate por 1 a 1 com o Ceará, em casa, não estava nos planos. O time continua no G-4, mas perdeu a chance de diminuir a vantagem do líder Corinthians e ultrapassar o vice-líder São Paulo, que também tropeçou. Agora, quer recuperar os pontos na Vila. Está em terceiro lugar, com 21 pontos.

Santos: com suas principais estrelas à disposição, Muricy montou uma equipe bem forte. Uma escalação no 4-3-1-2 com Arouca, Ibson e Elano trocando passes e dando sustentação a Paulo Henrique Ganso, que terá a missão de municiar o ataque formado por Neymar e Borges. No papel, um timaço. Resta saber se a prática confirmará a teoria. A escalação: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Ibson, Elano e Ganso; Neymar e Borges.

Flamengo: depois da trapalhada dos cartões forçados, Thiago Neves e Ronaldinho voltam ao time. O volante Airton ainda é um ponto de interrogação. Suspenso por quatro partidas, ele aguarda o desfecho do pedido de efeito suspensivo feito pelo clube ao STJD. Se liberado, será titular. Caso contrário, joga Luiz Antonio. Sentindo dores nas costas, o goleiro Felipe não treino na terça e é dúvida. Se for vetado, entrará Paulo Victor. A formação: Felipe (Paulo Victor), Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

Santos: O lateral-direito/volante Danilo está servindo à Seleção Brasileira sub-20, que disputa o Mundial da categoria na Colômbia. O volante Adriano segue com uma lesão na coxa esquerda. Já o zagueiro Bruno Rodrigo, que ficaria no banco, cumpre suspensão.

Flamengo: por enquanto, Airton não joga, mas o efeito suspensivo pode sair nesta quarta-feira. O volante Maldonado se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e volta apenas em outubro. O atacante Negueba e o lateral-direito Rafael Galhardo estão com a Seleção Brasileira sub-20.

Santos: ninguém

Flamengo: Ronaldo Angelim (Airton, que cumpre suspensão, também acumula dois amarelos).

Santos: após o fracasso da Seleção Brasileira na Copa América, Neymar e Ganso estreiam no Brasileirão e tentam responder positivamente às críticas que sofreram depois da eliminação no torneio continental.

Flamengo: Thiago Neves revelou que ele e Ronaldinho forçaram o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras. Assim, ficariam fora do jogo contra o Ceará e estariam à disposição contra Santos, Grêmio e Cruzeiro, adversários considerados mais fortes pelo camisa 7. De volta, a dupla terá de comandar o time contra o campeão da América.

Ibson, volante do Santos: “Tenho muitos amigos no Flamengo, mas quando o jogo começar, deixo tudo de lado para honrar a camisa do Santos e ajudar o meu time a conseguir uma vitória.”

Deivid, atacante do Flamengo: “É um jogo bom de se jogar, jogo que vai ter grandes nomes. O Santos é um time badalado com méritos, eles ganharam o Paulista e a Libertadores, estavam com três jogadores na Seleção. Vamos em busca do resultado positivo. Sabemos que o Santos é muito forte, dentro da Vila é uma equipe muito agressiva”.

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Na sequência de sete jogos consecutivos sem vitórias santistas sobre o Flamengo, um resultado histórico. No dia 26 de julho de 2009, o Rubro Negro venceu o Peixe por 2 a 1, na Vila Belmiro. Havia 33 anos que a equipe carioca não derrotava a equipe alvinegra em Santos.

* O Flamengo é o único time invicto neste Brasileirão. Além disso, se tornou a primeira equipe a passar 11 jogos sem derrotas na era dos pontos corridos.

* Na história do Campeonato Brasileiro (desde 1971), Santos e Flamengo já se enfrentaram 50 vezes. Foram 19 vitórias rubro-negras, 15 empates e 16 triunfos santistas. O Peixe marcou 53 vezes; o Fla, 52.

No mais recente encontro entre as duas equipes, dia 5 de dezembro do ano passado, última rodada do Brasileirão, um empate em 0 a 0. Antes da partida, disputada na Vila Belmiro, o Santos apresentou oficialmente Elano, que estará em campo nesta quarta-feira. Na ocasião, o Peixe jogou com: Rafael, Maranhão, Bruno Rodrigo (Bruno Aguiar), Vinicius e Alex Sandro; Rodrigo Possebon, Rodriguinho, Danilo (Breitner) e Felipe Anderson (Moisés); Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte. O Flamengo teve: Paulo Victor; Léo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado (Willians), Fernando, Fierro e Renato; Diego Maurício (Petkovic) e Negueba (Val Baiano). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.            

veja também