Evento premia atletas dos jogos Paraolímpicos de Pequim

Evento premia atletas dos jogos Paraolímpicos de Pequim

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Evento premia atletas dos jogos Paraolímpicos de Pequim

A noite desta quinta-feira, dia 11 de dezembro, será histórica para o esporte paraolímpico do Brasil. O Instituto Superar realiza no Espaço Lamartine, na Barra da Tijuca (RJ), às 20h, o 1º Prêmio Brasil Paraolímpico, evento que reunirá os maiores nomes do esporte brasileiro que brilharam em 2008 nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, na China. O prêmio tem chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro e patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Unimed Brasil.

Serão premiados os melhores de 2008 nas categorias Atleta (masculino e feminino), Revelação (masculino e feminino), Esporte Coletivo, Atleta Guia, Técnico, Oficial Técnico, Fotografia, Reportagem de TV e Reportagem Impressa, além do prêmio especial Superar.

Estarão presentes no evento cerca de cem atletas paraolímpicos, incluindo os principais nomes da delegação que em Pequim 2008 conquistou 47 medalhas (16 de ouro). Haverá uma apresentação de bocha com a dupla campeã paraolímpica Dirceu Pinto e Eliseu Santos.

"Este prêmio completa o ano fantástico que tivemos. É uma honra poder participar desse momento tão especial do esporte paraolímpico e ser um dos indicados. A disputa vai ser boa. E que este seja o primeiro de muitos anos. Parabéns ao Instituto Superar", disse Daniel Dias, maior medalhista dos Jogos Paraolímpicos de Pequim com nove medalhas, sendo quatro de ouro. Daniel concorre ao prêmio de melhor atleta do ano.

O presidente do Comitê Paraolímpico das Américas, Andrew Parsons, afirma que o 1º Prêmio Brasil Paraolímpico será um exemplo para os demais países.

"É importante que a gente seja reconhecido por outros prêmios como o Laureus e o Prêmio Brasil Olímpico do COB, mas também é muito importante ter nossa própria premiação como já faz o Comitê Paraolímpico Internacional. Parabenizo a iniciativa do Instituto Superar e espero que essa noite de gala se torne tradição para o esporte paraolímpico e que sirva de exemplo para outros países", afirmou Andrew Parsons.

Conheça os indicados ao prêmio Brasil Paraolímpico em cada uma das categorias:

Melhor Atleta Masculino: André Brasil (natação), Antônio Tenório, Daniel Dias (natação), Dirceu Pinto e Lucas Prado (atletismo).

Melhor Atleta Feminino: Terezinha Guilhermina (atletismo), Edênia Garcia (natação), Karla Cardoso (judô), Batatinha (basquete) e Jane Karla Rodrigues (tênis de mesa).

Revelação Masculina: Phelipe Andrews (natação), Yohansson Ferreira (atletismo), Alan Fonteles (atletismo), Ricardo Alves (futebol de 5) e Welder Knaf (tênis de Mesa). 

Revelação Feminina: Shirlene Coelho (atletismo), Verônica Almeida, Deanne Silva (Judô), Josiane Dias de Lima (Remo) e Jerusa dos Santos (atletismo).

Melhor Equipe nos Esportes Coletivos: Goalball Feminino, Futebol de 5, Futebol de 7, Vôlei sentado e Basquete Masculino. 

Melhor Atleta Guia: Adeivison Barbosa (Daniel Mendes), Cássio Henrique Damião (Carlos Bartô),  Gerson Knittel (Zezé Barbosa), Jorge Luiz Silva de Souza - Chocolate (Terezinha Guilhermina) e Justino Barbosa dos Santos (Lucas Prado). 

Melhor Oficial Técnico: Ciro Winckler (Coordenador técnico do Atletismo), Gustavo Abrantes (Coordenador técnico da Natação), Roberto Vital (Chefe do departamento médico), Roderley Ferreira (Coordenador técnico do Futebol de 5) e Walter Russo de Souza Junior (Coordenador técnico do Judô). 

Melhor Técnico: Amaury Wagner Veríssimo (atletismo), Antônio Pádua (futebol de 5), Jucinei Gonçalves da Costa (judô), Marcela Pimentel (hipismo) e Murilo Moreira Barreto (natação). 

Melhor Imagem (Fotografia): Pedro Rezende, Maurício Pinheiro e Saulo Cruz. 

Melhor Reportagem de TV: Bandeirantes, Record, Sportv, TV Brasil e TV Globo. 

Melhor Reportagem Impressa: Estado de São Paulo, Lance, O Globo e Revista Época.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições