Ex-boleiro, saltador brasileiro é campeão indoor e mira Londres

Ex-boleiro, saltador brasileiro é campeão indoor e mira Londres

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Gazeta

O ouro veio com os 8,23m do quinto salto, apesar de Duda ter decolado 24 centímetros antes do limite

Em seu primeiro Mundial Indoor, o brasileiro Mauro Vinícius da Silva, mais conhecido como Duda, conquistou a medalha de ouro no salto em distância. Depois de trocar o futebol pelo atletismo aos 16 anos, ele pede a torcida dos compatriotas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

“Tenho que manter meus pés no chão. O objetivo principal é Londres. Agora, quero que todos os brasileiros torçam por mim. Afinal de contas, nosso trabalho é duro”, declarou o saltador em entrevista ao Sportv. “Espero chegar bem nas Olimpíadas e conseguir um resultado bom lá também”, declarou.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

O ouro veio com os 8,23m do quinto salto, apesar de Duda ter decolado 24 centímetros antes do limite. Na última tentativa, ele aproveitou melhor a tábua – ficou a 4,6cm do limite – e repetiu os 8,23m. O australiano Henry Frayne também saltou 8,23m, mas como o critério de desempate é a segunda melhor marca de cada atleta, o brasileiro ficou com o título.

“O atletismo é assim: você treina, treina, treina e, quando começa a acertar, só para quando a idade chega. Acho que estou começando a acertar. Eu salto 8,20m desde 2008, mas oscilava muito. Agora, estou conseguindo manter”, explicou o novo campeão indoor do salto em distância.

Leia também: Ana Cláudia Lemos vai às semifinais nos 60m no Mundial Indoor

Duda registrou apenas 7,73m na primeira tentativa. Em seguida, queimou os próximos dois saltos. Neste momento, contou com a assistência do treinador Aristides Junqueira, o Tide. De um lugar próximo à pista, o técnico orientou seu pupilo e conseguiu transmitir a tranquilidade necessária.

“Fiquei muito nervoso, mas o Tide entende muito. Ele me disse: &calma, você está na briga&. E deu certo. Não senti a pressão, mas entrei um pouco tranquilo demais e até pegar no tranco demorou alguns saltos, o que não pode acontecer em uma final olímpica, por exemplo”, afirmou.

E mais: Americano bate próprio recorde mundial no heptatlo em Istambul

Duda começou no esporte no futebol, na escolinha do São Paulo, em Presidente Prudente, onde nasceu. “Já tentei [jogar futebol], mas ainda bem que não deu certo. Eu treinava na escolinha e parei com 16 anos”, recordou o brasileiro, que passou para o atletismo após um teste de velocidade e em seguida migrou para o salto de forma bem sucedida. 


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições