MENU

Ex-campeões Franklin e Griffin buscam novo rumo no UFC 126

Ex-campeões Franklin e Griffin buscam novo rumo no UFC 126

Atualizado: Quinta-feira, 3 Fevereiro de 2011 as 1:30

Forrest Griffin e Rich Franklin são dois dos principais exemplos de sucesso e queda no UFC. Com uma série de vitórias e títulos em seus currículos, são ídolos dos seguidores de MMA nos Estados Unidos. Só que não passam pelo melhor momento de suas carreiras. E somente agora farão um aguardado encontro para poder selar a recuperação no torneio.

Após anos de espera e negociação – o maior entrave era o peso pelo qual se enfrentariam em uma possível luta, que agora acontecerá no meio-pesado – os dois ‘queridinhos’ dos norte-americanos farão o penúltimo embate do UFC 126, em Las Vegas, neste sábado.

Ambos até vêm de vitórias sobre veteranos. Griffin superou Tito Ortiz, mas antes, tinha duas derrotas. Agora, precisa de um novo resultado positivo para se reafirmar. Rich Franklin está alternando vitórias e derrotas desde que perdeu o cinturão dos médios para Anderson Silva. No seu último desafio, derrotou Chuck Liddell, dono de uma cadeira no Hall da Fama do UFC.

“Nunca penso em uma próxima disputa de cinturão. Não falar do futuro e esquecer o hoje. Tenho de focar apenas no Forrest, nessa luta de sábado. Tenho de pensar primeiro nele”, resumiu Franklin, seguido por Griffin. “Minha única esperança é minha habilidade. Todos os ingredientes para uma vitória vão estar lá. Espero que a receita fique boa.”

Forrest ficou famoso em 2005 por sua participação no reality show The Ultimate Fighter. Ele foi o vencedor da primeira edição fazendo uma grande luta na final contra Stephan Bonnar. Três anos depois, levou o cinturão dos meio-pesados ao vencer Quinton Rampage Jackson, mas o perdeu na luta seguinte ao ser derrotado por Rashad Evans.

Já Rich Franklin tornou-se campeão dos médios, também em 2005, derrotando Evan Tanner. Após duas defesas bem sucedidas, deixou o título ao encontrar Anderson Silva pela frente. Disputou mais uma vez o cinturão da categoria, mas o brasileiro venceu outra vez.

Os dois também têm em comum os encontros com um inspirado Anderson Silva. Não só isso, como ambos foram ‘tratorizados’ pelo brasileiro. Franklin era campeão dos pesos médios e tentava sua terceira defesa quando foi nocauteado pelo Aranha em 2006.

Com Griffin foi mais recente. Na segunda investida de Anderson entre os meio-pesados, o ex-campeão da categoria também foi duramente nocauteado em uma das atuações mais memoráveis de Silva. Além disso, saiu correndo do octógono por vergonha da situação que tinha passado.

“Cara, não tenho nem o que falar sobre essa luta [com o Anderson]. Não tirei nada dela e não teria nenhum conselho a dar para o Vitor [Belfort]. Hoje, sabe para o que serve essa minha derrota? Para eu contar história aos meus amigos no bar”, desabafou Forrest ao UOL Esporte.

O UFC 126 acontece na madrugada deste sábado para domingo, a 1h (de Brasília), em Las Vegas e terá transmissão ao vivo no canal em pay-per-view Combate.

veja também