Ex-dirigente de Benetton, Arrows e Ligier morre aos 64 anos na Inglaterra

Ex-dirigente de Benetton, Arrows e Ligier morre aos 64 anos na Inglaterra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Tom Walkinshaw, ex-piloto e dono de equipe na Fórmula 1, não resistiu a um câncer de pulmão e morreu no domingo, aos 64 anos. O inglês estava fora da categoria desde 2002, quando problemas financeiros acabaram com a Arrows e a TWR, sua empresa. No entanto, ele continuou envolvido com o automobilismo, em um time na V8 Supercars australiana. Sua última aparição em um GP aconteceu neste ano, na Inglaterra, em Silverstone.

Figura controversa, Tom Walkinshaw foi dirigente em três equipes na Fórmula 1. Ele foi um dos responsáveis pelo crescimento da Benetton na década de 1990, mas ele ficou mais conhecido pelos feitos com o time oficial da Jaguar em categorias de turismo e protótipos nos anos 1980. Ele foi tricampeão mundial do Grupo C e venceu duas vezes as 24 Horas de Le Mans, em 1988 e 1990.

A carreira de Walkinshaw começou nos cockpits, com o título escocês da Fórmula Ford em 1969. Depois, ele fez o salto para as categorias de turismo, onde fez seu nome como piloto e dono da TWR. Ele foi para a Fórmula 1 em 1991, quando se tornou diretor de engenharia da Benetton, e foi o responsável pela chegada de Ross Brawn à equipe.

Após a polêmica temporada de 1994, com o título de Michael Schumacher na Benetton, o dirigente se mudou para a Ligier, que pertencia na época a Flavio Briatore, chefe da equipe inglesa. O acordo durou pouco e Walkinshaw comprou a maior parte das ações da Arrows. Em 1997, com Damon Hill, a equipe ficou muito próxima de vencer o GP da Hungria, mas o piloto acabou em segundo por causa de um problema mecânico na última volta da prova.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições