Felipe Anderson sai do banco e ajuda Santos a virar jogo sobre o Avaí

Felipe Anderson sai do banco e ajuda Santos a virar jogo sobre o Avaí

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

A solução para o Santos veio do banco. O time perdia para o Avaí por 1 a 0 na Ressacada até os 25 minutos do segundo tempo. Felipe Anderson, de 18 anos, entrou, armou a jogada de mais um gol de Borges e fez o seu, virando a partida e determinando a vitória alvinegra por 2 a 1 nesta quarta-feira à tarde, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Leão saiu de um pênalti inexistente de Edu Dracena em Lincoln.

O Santos emplaca seu quarto jogo consecutivo sem derrota - são duas vitórias e dois empates. Sobe para o 13º lugar, com 26 pontos, e vai se afastando da zona de rebaixamento. Já o Avaí, com 20, continua no Z-4, em 18º.

Borges já acumula 15 gols, seguindo firme na liderança da tabela de goleadores da competição.

Chuva, erro do árbitro, Avaí na frente

Um gramado encharcado pelas fortes chuvas que caem sobre Florianópolis acabou com qualquer possibilidade de se disputar bem uma partida de futebol - pelo menos no primeiro tempo. Foi um jogo enrolado, com os jogadores dos dois times enfrentando muitas dificuldades para driblar as poças d’água. Atletas mais técnicos - Neymar, principalmente - sofreram demais. O craque santista perdeu o penteado e a chance de construir alguma jogada inspirada.

O Avaí levava algum perigo pelo lado esquerdo, com Romano. O Santos respondia em jogadas alçadas na área. O goleiro Rafael Santos não conseguia afastar os cruzamentos, pois a bola, molhada, espirrava. Nos rebotes, os visitantes assustavam. Alan Kardec e Neymar pegaram duas dessas sobras mas foram parados pelo goleiro, que, debaixo do travessão, compensava, com reflexo apurado, os vacilos nas saídas de gol.

Quando o Santos era melhor, conseguindo invadir a área adversária, mesmo diante das dificuldades impostas pela chuva, o Avaí conseguiu uma escapada pelo meio, valeu-se de um erro do árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca e abriu o placar. Lincoln entrou na área, passou por Edu Dracena e se atirou ao chão. O juiz marcou o pênalti inexistente, que foi convertido aos 33 minutos por Willian, jogador revelado pelo Peixe.

O gol irritou demais os santistas, que se revoltaram mais quando Lincoln - que já tinha cartão amarelo - interrompeu um contra-ataque puxando Neymar pelo braço e não foi advertido.     Neymar teve dificuldades com o gramado molhado da Ressacada (Foto: Agência Estado)     Mudança tática, campo melhor, virada santista

A chuva diminuiu no segundo tempo. O Santos, agora, conseguia colocar a bola no chão e era bem mais efetivo. Adiantou sua marcação, empurrou o Avaí para dentro de sua própria área e passou a apertar. Neymar, Borges, Alan Kardec. A bola vinha de todos os lados, e o goleiro Rafael Santos se desdobrava para salvar.

Ao time catarinense restava a chance de um contra-ataque. Os marcadores do Peixe, porém, se mantinham atentos. Uma mudança tática contribuiu ainda mais para o crescimento do time: o volante Adriano saiu para a entrada do meia Felipe Anderson. A qualidade no passe aumentou, e os jogadores de frente começaram a se encontrar em campo. O gramado, menos encharcado, ajudou.

Felipe entrou muito bem, com personalidade. Primeiro, deu passe para o belo gol de Borges, que ainda driblou o goleiro antes de estufar a rede, aos 25. Seis minutos depois, num lindo lance pela direita, livrou-se de dois marcadores e, de pé esquerdo, acertou o ângulo de Rafael Santos. Estava definida a partida.                      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições