MENU

FIA deve proibir uso do escapamento para ganho aerodinâmico no difusor

FIA deve proibir uso do escapamento para ganho aerodinâmico no difusor

Atualizado: Quinta-feira, 19 Maio de 2011 as 10:09

Difusores serão impactados por medida da FIA de proibir uso aerodinâmico dos gases (Foto: EFE)

  A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deve proibir o uso dos difusores integrados ao escapamento para ganho aerodinâmico mesmo sem o piloto estar acelerando. Após o GP da Turquia, a entidade enviou um esclarecimento das regras às equipes, que usavam o mapeamento do motor para continuar a mandar gases quentes para a peça na traseira do carro, mantendo a aderência do modelo mesmo sem o piloto estar acelerando. Entretanto, o veto não será aplicado na Espanha, neste fim de semana, após a reclamações dos times pelo pouco tempo.

Tim Goss, diretor de engenharia da McLaren, admitiu que o banimento afetaria o desempenho da equipe inglesa. Entretanto, o dirigente lembrou que os principais rivais do time também serão prejudicados. A FIA quer implantar a mudança o mais cedo possível nesta temporada.

- É difícil saber o que acontecerá com nosso carro. Todas as equipes usam os mesmos truques no mapeamento do motor. Vamos explorar isso, com certeza. As últimas regras que a FIA nos enviou significaria uma queda de desempenho para nós, mas também para os nossos maiores rivais. Podemos reagir rapidamente, mas a FIA considera isso uma questão complexa e não implantará as mudanças na Espanha, neste fim de semana - diz Goss.

  O dirigente admitiu que não sabe as razões para que a FIA mudasse as regras nesta altura da temporada. Ele acredita que tenha sido após a reclamação de alguma equipe.

- Não sei qual é o cenário. Não sei se eles decidiram isso sozinhos ou alguém reclamou com eles. Desde o meio de 2010 ficou aparente aos jornalistas e também ao grande público que as equipes mudaram o mapeamento dos motores para aproveitar a saída de gases do escapamento e os efeitos disso na traseira do carro. Mas ninguém tinha falado em proibir isso.        

veja também