MENU

Fifa define cabeças de chave: França fica fora e pode encarar a seleção brasileira

Fifa define cabeças de chave: França fica fora e pode encarar a seleção brasileira

Atualizado: Quarta-feira, 2 Dezembro de 2009 as 12

A Fifa anunciou nesta quarta-feira, na Cidade do Cabo, quais serão os oito cabeças de chave da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A surpresa ficou pelo fato de a França, atual vice-campeã mundial e detentora de um título, não figurar na lista das principais seleções.

Além da África do Sul, que será sede e já estava determinada como cabeça de chave número 1, os demais países definidos são Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e Inglaterra.

O critério usado pela Fifa, segundo o secretário-geral, Jérôme Valcke, foi o ranking das seleções no último mês de outubro, por considerar que seria o momento mais justo. Ali, a França, que só se garantiu para o Mundial na polêmica repescagem contra a Irlanda após Thierry Henry ajeitar a bola com a mão para dar o passe para Gallas marcar, era apenas a nona colocada.

''Não usamos o critério de Copas anteriores porque eram times diferentes e momentos diferentes. A Espanha, por exemplo, ganhou todos os jogos das eliminatórias. É um respeito desportivo'', explicou Valcke.

O sorteio dos grupos será na sexta-feira, a partir das 15h (horário de Brasília), com transmissão da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM. Pela distribuição dos potes, como também divulgou a Fifa nesta quarta, a França pode cair no grupo do Brasil.

Uma coisa, porém, já é certa. A equipe de Dunga terá pela frente uma equipe africana como um dos primeiros adversários da Copa. Os cinco países da África, com exceção da sede (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria), estão no mesmo pote dos outros três sul-americanos que não são cabeças de chave (Paraguai, Chile e Uruguai). E, pelos critérios do sorteio, nenhum grupo pode ter mais de um representante do mesmo continente, exceto a Europa, que pode ter no máximo dois.

Os potes 

Pote 1

Pote 2

Pote 2

Pote 4

África do Sul    

Austrália

Costa do Martim    

França

Brasil

Japão

Camarões   

Portugal

Itália

Coreia do Sul

Gana

Dinamarca

Espanha

Coreia do Norte

Argélia

Eslovênia

Inglaterra

Honduras

Nigéria

Eslováquia

Argentina

México

Chile

Suíça

Holanda

Estados Unidos

Paraguai

Sérvia

Alemanha

Nova Zelândia

Uruguai

Grécia

Por Rafael Pirrho e Zé Gonzalez

veja também