Fifa proíbe "paradão" a partir de 1º de junho

Fifa proíbe "paradão" a partir de 1º de junho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

A International Board, órgão ligado à Fifa que regulamenta o futebol, fez uma reunião nesta terça-feira, em Zurique, e anunciou mudanças no texto da regra da cobrança de pênalti. A partir de 1º de junho, está proibido o que ficou conhecido como "paradão", lance em que o jogador finge o chute, colado à bola, para enganar o goleiro rival ao bater uma penalidade máxima.

Segundo o novo texto, o infrator deve ser punido pelo árbitro (cartão amarelo). A paradinha, conforme inventada por Pelé, segue valendo. O batedor pode fazer paradas ao longo de sua corrida, mas uma vez que tenha chegado à bola, a batida deve ser imediata. Leia abaixo o novo texto da regra.

"Fintar na corrida para uma cobrança de pênalti para confundir os oponentes é permitido, entretanto, fintar ao chutar a bola, uma vez que o batedor já encerrou sua corrida, é considerado agora uma infração à Lei 14 e um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido."

Árbitros atrás dos gols

Outra decisão da International Board diz respeito aos árbitros atrás dos gols. O expediente foi testado ao longo da recém-encerrada Liga Europa. Agora, os países que quiserem poderão adotar  mais dois árbitros auxiliares pelo período de dois anos, a partir de 1º de julho.

O expediente de dois juízes atrás dos gols já vinha sendo utilizado no Campeonato Carioca, mas não havia aval da Fifa para o teste.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições