Filho ilustre, Mano faz Passo do Sobrado ganhar destaque no mapa

Filho ilustre, Mano faz Passo do Sobrado ganhar destaque no mapa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

Airton Etges na sede do Esporte Clube Rosário

(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)  

Desde o último sábado, quando Mano Menezes aceitou o convite para dirigir a Seleção Brasileira, Passo do Sobrado, pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul que até 1990 era distrito de Rio Pardo, ganhou projeção nacional. Afinal, é a terra do treinador que tem a responsabilidade de buscar o hexacampeonato mundial para o Brasil. E em casa. Com a economia voltada para a produção de tabaco, o município, de seis mil habitantes, é pacato. Quase não se vê as pessoas andando pelas ruas. Mas no último fim de semana, boa parte da população fez uma carreata para comemorar a ascensão de seu filho mais ilustra. Mesmo debaixo de chuva.

- O povo ficou muito feliz em ver o sucesso do Mano. As pessoas saíram nas ruas com faixas e fazendo carreata. Foi assim no sábado e no domingo. E olha que estava chovendo bastante, um tempo bem ruim. Mas isso não impediu ninguém de comemorar – declarou Airton Etges, ex-prefeito de Passo e amigo de Mano.

Entrada de Passo do Sobrado, cidade natal de Mano Menezes

(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)   Formado em direito e em educação física, Airton fez o caminho inverso de Mano Menezes. Nasceu em Santa Cruz do Sul, maior cidade da região, foi criado em Venâncio, de médio porte, e se mudou para a pequena Passo do Sobrado. E foi no acanhado campo do Esporte Clube Rosário que ele conheceu Mano Menezes.

Vestiário do Rosário é acanhado e sem condições

(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)   - Eu era goleiro do time, e o Mano era um dos jogadores. Atuamos algumas vezes juntos, mas eu jogava no primeiro time e ele no segundinho. Desde cedo ele mostrou espírito de liderança – comentou Etges.

Localizado próximo à entrada da cidade, o campo do Esporte Clube Rosário, clube que teve o pai de Mano como presidente no passado, continua o mesmo de antigamente. Alambrados baixos, grama alta e um vestiário bem pequeno, que não cabe o time inteiro. A equipe disputa apenas torneio amadores.

- Antigamente, aqui na região, existiam dois tipos de torneio: o ouro, para os times que tinham campo com alambrado, e o prata, para aqueles que tinham o gramado aberto. Nós mandamos colocar a cerca em volta para ter condições de entrar em uma competição melhor – falou Airton, rindo da situação.

Agora, além de ser conhecida como a cidade do fumo e da festa do búfalo, Passo do Sobrado, que já tinha entrado com destaque no cenário nacional depois do sucesso do técnico no Grêmio e no Corinthians, vai ser sempre lembrada como a terra em que brotou o técnico da Seleção Brasileira.

O campo onde Mano Menezes deu seus primeiros passos 

(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)   Por Leandro Canônico Direto de Passo do Sobrado, RS

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições