Final Barça x Athletic Bilbao já teve batalha campal com Maradona

Final Barça x Athletic Bilbao já teve batalha campal com Maradona

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

iG São Paulo

Em 1984, time basco venceu o Barcelona e ficou com o título da Copa do Rei. Maradona brigou feio após o apito

Engana-se quem pensa que o Athletic Bilbao é apenas mais um time à frente do poderoso Barcelona. O clube do País Basco (região da Espanha que vive a luta pelo separatismo, assim como a Catalunha) é um velho conhecido do Barça, em especial em decisões da Copa do Rei.

Um encontro célebre entre as duas equipes pela decisão desta competição ocorreu em 1984, em Madri. Na ocasião, o Athletic venceu por 1 a 0 e ficou com a taça. Mas a comemoração ficou em segundo plano, já que um certo camisa 10 do Barcelona, de nome Diego Maradona, partiu para a pancadaria após o apito final e protagonizou célebres cenas de violência.

"El Pibe" acabou suspenso por três meses e, em rota de colisão com a diretoria do Barcelona, acabou tendo a saída do clube facilitada. Ele iria para o Napoli, da Itália, viver os melhores momentos de sua carreira e fazer história com a camisa azul.

Maradona estava irritado com o Athletic ao disputar aquela final. Afinal, contra o mesmo clube, ao sofrer entrada de Goikoetxea, fraturou o tornozelo e ficou mais de três meses parado.

Ao longo da história, Barcelona e Athletic Bilbao já disputaram seis finais de Copas do Rei. Foram quatro títulos para o Barça e dois para o Athletic. O último encontro ocorreu em 2009, com goleada de Messi e companhia por 4 a 1.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições