Fla abre 2 a 0 com Val Baiano, mas Avaí busca o empate na Ressacada

Fla abre 2 a 0 com Val Baiano, mas Avaí busca o empate na Ressacada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Dois jogos em um. No primeiro tempo o Flamengo passeou. E no segundo, só o Avaí conseguiu atacar. Em um confronto de domínio alternado, a igualdade se justifica: Avaí e Flamengo empataram em 2 a 2 no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, na tarde deste domingo (assista ao lado aos melhores momentos).

Val Baiano abriu 2 a 0 para os visitantes na etapa inicial, mas Emerson e Roberto igualaram o placar após o intervalo.

Com o empate, o Avaí se mantém fora da zona de rebaixamento, com 30 pontos – é o 16º. O Flamengo desperdiça a chance de ingressar na área de classificação à Copa Sul-Americana, somando 34 pontos, na 14ª colocação.

Próximos jogos

Pela 30ª rodada do Brasileirão 2010, o Flamengo volta a jogar às 18h30m do próximo sábado, contra o Inter, no Rio de Janeiro. No domingo, o Avaí visita o Atlético-MG, na Arena do Jacaré.

Antes, o Avaí tem compromisso pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, dia 13, os catarinenses enfrentam o Emelec, no Equador.

Luxemburgo, Renato e Val Baiano

No sábado, Vanderlei Luxemburgo comandou treino tático no CT do Figueirense. Sem o clichê do mistério, revelou a equipe e esmerou-se no posicionamento dos jogadores.

Sistematizou os titulares no 4-4-2, com um volante (Willians) guarnecendo três meias alinhados: Correa, Kleberson e Renato Abreu. Sem Diogo, definiu o ataque com Diego Maurício Onde estariam Petkovic e Deivid? Na reserva. Luxemburgo substituiu ambos. Para o meia sérvio, a justificativa foi física – ‘não é mais um garoto’, disse; sobre o centroavante, a explicação foi tática – ‘preciso de um jogador mais de área’.

Na prática, a teoria de Luxemburgo confirmou-se em dois minutos. Foi o tempo necessário para que Renato Abreu e Val Baiano, logo os dois substitutos por ele escolhidos, desconstruíssem a defesa do Avaí.

Logo aos 14, Kleberson lançou Renato Abreu, em posição irregular, entre o lateral Patric e o zagueiro Gabriel. Ele ergueu a cabeça e cruzou rasteiro. Val Baiano, o homem de área, lá estava para concluir: 1 a 0. E aos 16, novamente em jogada do meia canhoto, o centroavante fez o segundo gol do Flamengo.

Vaias aos anfitriões

Tamanha superioridade do Flamengo irritou os avaianos na Ressacada. Patric e Gabriel, considerados pela torcida co-autores dos gols adversários, passaram a ser vaiados a cada toque na bola. Na curva sul do estádio, entretanto, aglomeravam-se pouco menos de mil flamenguistas. Eufóricos. Seus cânticos podiam ser ouvidos em qualquer centímetro quadrado do campo. E o time visitante sentiu-se em casa.

- Vamos Flamengo. Vamos ser campeões, vamos Flamengo. Minha maior paixão, vamos Flamengo. E essa taça vamos conquistar! – cantavam os rubro-negros, ao ritmo de ‘I Love You Baby’, música da compositora Gloria Gaynor.

Outro jogo

 No segundo tempo, o Avaí abdicou do 4-4-2 com meio-campo em losango. O técnico Edson dos Santos fez duas trocas no intervalo: entraram Emerson Nunes e Válber, saíram Caio e Robinho, e configurou-se o 3-5-2.

A torcida também mudou. Parou de vaiar, e incentivou o Avaí.

- Ooô, vai para cima deles Leão!

A pressão, do time e da arquibancada, surtiu efeito. Aos oito, o zagueiro Emerson, capitão da equipe, voou na área e marcou de cabeça, após cobrança de escanteio. Gol que intensificou o repertório de conclusões do Avaí. Léo Moura é expulso

Na seqüência Léo Moura, em seu 300º jogo com a camisa do Flamengo – marca que motivou homenagens ao jogador antes da partida – cometeu falta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Atônito, o Flamengo não soube reagir, e o inevitável empate nasceu de novo escanteio, aos 14. Pará cobrou fechado, Roberto desviou, a bola passou por baixo das pernas do goleiro Marcelo Lomba e a Ressacada quase explodiu na comemoração.

Empate irreversível

O Flamengo esqueceu o caminho que levava ao campo do Avaí. Com posicionamento adiantado, os catarinenses encurralaram a equipe de Luxemburgo, e seguiram apostando nos cruzamentos pelo alto.

Com Petkovic em campo, o Flamengo tentou arrefecer a correria adversária controlando a posse de bola. Ainda assim, o Avaí seguiu pressionando, rondando a área de Marcelo Lomba. Mas, mesmo com um jogador a mais, o Avaí não conseguiu a virada.

Torcedor tenta agredir o juiz

Já perto do fim do jogo, Renato Abreu se desentendeu com Rudnei. David Braz correu para tirar satisfações com o avaiano e foi atingido no rosto. O árbitro Evandro Rogério Roman resolveu por expulsar Rudnei e David. Logo depois, um torcedor do Flamengo invadiu o gramado para tentar agredir o juiz. Apartada a confusão, a bola rolou por mais dois minutos e o jogo acabou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições