MENU

Flu e Vasco se enfrentam domingo no duelo dos melhores pós-Copa

Flu e Vasco se enfrentam domingo no duelo dos melhores pós-Copa

Atualizado: Terça-feira, 17 Agosto de 2010 as 8:07

Fluminense e Vasco se enfrentam no próximo domingo em um dos principais jogos da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o clássico vai opor os dois clubes com as melhores campanhas na competição depois da parada para a Copa do Mundo. Líder do Nacional, o Flu marcou 17 de seus 32 pontos nos sete jogos disputados após o Mundial da África do Sul. O melhor desempenho no período entre as 20 equipes da Série A. Em seguida, vem o Vasco que marcou 75% dos seus pontos após a retomada do torneio (15 dos 20 que possui).

O bom rendimento garantiu a ascensão dos dois times na classificação. O Flu ocupava a terceira posição quando a Copa começou, atrás de Corinthians e Ceará. Já o Vasco era o penúltimo colocado, com apenas cinco pontos. Hoje, está em nono lugar. Sob o comando do treinador Paulo César Gusmão, que assumiu o cargo durante o Mundial, o time de São Januário tem o melhor sistema defensivo das sete últimas rodadas, com apenas três gols sofridos. Ao lado da defesa do Flamengo.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

O pior desempenho do Brasileiro na fase pós-Copa é do Goiás, que conquistou apenas três pontos em 21 possíveis. Em seguida, vem o Ceará, que caiu na classificição. Segundo colocado antes da parada para o Mundial, com os mesmos 17 pontos do então líder Corinthians, o Alvinegro cearense ocupa hoje a sexta colocação, com 21.

O São Paulo também perdeu fôlego. Sexto colocado até 13 de julho, com 11 pontos, o Tricolor Paulista hoje ocupa o 13º lugar (17). A equipe só conseguiu uma vitória nos últimos sete jogos no Brasileiro.

Já o Internacional, que eliminou o time paulista da Taça Libertadores, melhorou bastante: passou do 15º para o sétimo lugar. Em 18 pontos disputados após o apito final de Espanha x Holanda, o Colorado somou 13 (teve adiado o jogo contra o Santos). Em caso de vitória sobre o Peixe, o time gaúcho passa a ter o segundo melhor desempenho. Hoje, com uma partida a menos, possui a quarta melhor campanha do período, atrás de Flu, Vasco e Avaí.

Sob o comando de Antônio Lopes, o time catarinense conquistou 14 pontos em sete jogos, subindo dez posições: de 13º para terceiro. E tem o ataque mais positivo desse intervalo, com 15 gols.

Já o Santos, adversário do Avaí na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, fez o caminho inverso. Saiu do quarto lugar na parada do campeonato para a atual 11ª colocação. O atual campeão paulista e da Copa do Brasil ganhou duas partidas e perdeu quatro no Brasileiro desde o fim do Mundial.

Desempenhos dos clubes após a Copa do Mundo (8ª a 14ª rodada)

1º) Fluminense - 17 pontos (21 possíveis)

2º) Vasco - 15

3º) Avaí - 14

4º) Internacional - 13*

5º) Cruzeiro - 12

6º) Botafogo - 12

7º) Corinthians - 11

8º) Flamengo - 11

9º) Palmeiras - 10

10º) Vitória - 9

11º) Atlético-PR - 7

12º) Grêmio Prudente - 7

13º) Atlético-MG - 7

14º) Grêmio - 7

15º) Santos - 6*

16º) Guarani - 6

17º) São Paulo - 6

18º) Atlético-GO - 5

19º) Ceará - 4

20º) Goiás - 3

* um jogo a menos

veja também