Flu sofre, mas inicia Taça Rio com vitória

Flu sofre, mas inicia Taça Rio com vitória

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

O bloco do Fluminense permitiu um sábado de carnaval alegre para os raros foliões tricolores que se dispuseram a ir a São Januário na noite deste sábado. Alegre no final, mas muito sofrido. Pressionado em boa parte do segundo tempo e salvo por defesas de Ricardo Berna, o Flu derrotou o Resende por 2 a 1, na estreia das equipes na Taça Rio, diante de apenas 937 torcedores (508 pagantes). A vitória ameniza um pouco o clima nas Laranjeiras, afetado pelos maus resultados e a situação delicada na Taça Libertadores (com dois empates e uma derrota em três partidas). Os gols do atual campeão brasileiro foram marcados por Araújo, o seu primeiro pelo clube, e o capitão Leandro Euzébio. Kim descontou.

A partida serviu como um teste para jogadores considerados reservas. Depois da longa viagem ao México, onde perdeu por 1 a 0 para o América, pela Libertadores, Muricy Ramalho optou por poupar a maioria dos que iniciaram a partida de quarta-feira. A medida foi tomada para evitar problemas físicos e lesões. Apenas o goleiro Ricardo Berna, os zagueiros Gum e Leandro Euzébio, o lateral-direito Mariano e o atacante Rafael Moura foram mantidos no time. Conca, por exemplo, sequer ficou no banco.

saiba mais Veja a tabela do Campeonato Carioca

Euzébio renova contrato até fim de 2013

Uma das novidades foi o retorno do atacante Emerson, autor do gol do título brasileiro de 2010 e que não atuava desde a partida contra o Guarani, em 5 de dezembro. Recuperado de um problema no tornozelo esquerdo, ele entrou em campo aos cinco minutos do segundo tempo, mas ainda mostrou a esperada falta de ritmo. Muricy pretende lançá-lo aos poucos para não perdê-lo novamente.

Na Quarta-Feira de Cinzas, às 19h30m (de Brasília), o Fluminense volta a campo para encarar o América, no Engenhão. O Resende joga no mesmo dia, às 16h, contra o Cabofriense, fora de casa, no Correão (Cabo Frio).

Araújo quebra jejum pelo Tricolor

Com reservas, o Fluminense se mostrou mais descansado e com mais disposição. Com o escudo de campeão brasileiro na camisa pela primeira vez, o time esteve mais solto, mais ofensivo. E a ousadia, que não apareceu tanto nas últimas apresentações, funcionou. Os primeiros 20 minutos foram de pressão sobre o Resende, sobretudo com os avanços de Mariano e o apoio de Souza, pela direita. O alvo era Rafael Moura, mas foi Araújo que quase aproveitou um dos cruzamentos por aquele lado do campo. Logo aos quatro minutos, Souza acionou o atacante, que, na cara do gol, mandou à queima-roupa. No reflexo, Eduardo salvou. O goleiro ainda fez outra boa defesa em cabeçada do próprio Araújo.

Fernando Bob foi expulso no fim do primeiro

tempo (Foto:Wallace Teixeira/Photocamera)   Mas a superioridade ficou inicialmente apenas no quase. Souza recebeu excelente lançamento de Fernando Bob, mas mandou por cima do gol, livre. Marquinho ainda colocou na medida para Rafael Moura, de cabeça, acertar a bola na trave.

Após o lance, o juiz parou o jogo para o tempo técnico. A água no intervalo parece não ter feito bem ao time tricolor. Com mais espaços para chegar até a área adversária, o Resende assustou. Léo, aos 34 minutos, chutou cruzado, e Berna defendeu. O perigo maior veio com Alexandro, aos 39. Cara a cara com o camisa 1 do Flu, mas desequilibrado, o atacante chutou para fora, deixando em silêncio a reduzida, mas empolgada, torcida tricolor.

Mas a insistente jogada pela direita deu resultado aos 40. Mariano apostou na velocidade, aproveitou a bobeada de Kim, roubou a bola e cruzou para Araújo. O atacante desviou e abriu o placar. O gol acabou sendo providencial, já que, na sequência, Fernando Bob dividiu lance com Kim. Rigoroso, o árbitro Rodrigo Nunes de Sá mostrou o segundo amarelo e expulsou o volante.

Flu leva sufoco, mas consegue vencer

Com um homem a menos, os problemas defensivos do Flu - comuns nos últimos jogos - não demoraram a aparecer. Logo aos dois minutos do segundo tempo, o volante Edinho afastou mal de cabeça, e a bola sobrou para Kim. O lateral-esquerdo chutou cruzado e empatou a partida.

Diante do gol adversário e da inferioridade numérica, o Fluminense ficou acuado. E viu o Resende frequentar com perigo a sua área. A já impaciente torcida tricolor não poupou o time. Apesar dos gritos de incentivo no primeiro tempo, pediu raça, temendo o pior.

Muricy Ramalho resolveu mexer. Emerson, que não atuava em partidas oficiais desde dezembro, entrou na vaga de Rafael Moura logo aos cinco minutos. Para recompor o sistema defensivo, o treinador colocou no mesmo momento Diogo no lugar de Souza. Edinho passou a fazer a função de terceiro zagueiro. A criação ficou por conta apenas de Marquinho, que contou com o recuo de Emerson para buscar o jogo. Diogo entrou bem na marcação e foi o mais elogiado pelos torcedores, ao lado do goleiro Ricardo Berna. A cada roubada de bola, torcedores gritavam o nome do volante, preterido por Muricy na lista dos inscritos para a Libertadores.

Aos sete minutos, o capitão Leandro Euzébio aliviou a torcida. Marquinho cobrou falta da esquerda e encontrou na área o zagueirão, que cabeceou bem, no canto direito, longe do alcance de Eduardo.

Com um a mais, o Resende chegava à base de chutes de fora de área. Kim arriscou e mandou muito perto da baliza de Berna. Da metade do período em diante, o Fluminense apenas aguardava uma boa chance de chegar à área adversária. E o Resende foi com tudo para o ataque. Parou em Berna.

O goleiro fez pelo menos três boas defesas. Na mais difícil, aos 25, o arqueiro saltou e conseguiu desviar para a trave direita uma bola chutada de longe por Elias. No rebote, Fábio chutou cruzado, e Berna agarrou. Aos 36, Kim soltou uma bomba, e o goleiro espalmou. O arqueiro ainda falhou aos 38, mas Fábio perdeu a chance, errando com o gol vazio à frente.

Após o sofrimento até o apito final, os poucos tricolores que foram a São Januário puderam deixar o estádio aliviados para curtir o carnaval. E voltar na quarta-feira, no Engenhão, no duelo diante o América, pela segunda rodada da Taça Rio,

por Diego Rodrigues

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições