Fluminense ganha e é líder isolado do Grupo 4

Fluminense ganha e é líder isolado do Grupo 4

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Após a histórica vitória diante do Boca Juniors em plena Bombonera, os mais otimistas torcedores do Fluminense imaginavam que o time iria atropelar o modesto Zamora-VEN no Engenhão. Mas dentro de campo o roteiro não foi bem esse. Diante de um adversário que jogou praticamente os 90 minutos com nove jogadores protegendo a grande área, o Tricolor conseguiu uma magra, mas importantíssima vitória por 1 a 0. O único gol do confronto foi marcado pelo zagueiro Anderson, que levou alegria aos 21.252 pagantes (pouco mais de 24 mil presentes).

Com o triunfo, o líder Fluminense chegou à terceira vitória consecutiva, passando a ser o único 100% em toda Libertadores. A equipe da Venezuela segura a lanterna do grupo, com somente um ponto.

O Fluminense agora volta a entrar em campo no próximo sábado, às 16h (de Brasília), contra o Macaé, em Moça Bonita, pela Taça Rio. Já pela Libertadores, o time só entra em campo no dia 29 de março, contra o mesmo Zamora, na Venezuela.

Ferrolho do Zamora impede chances claras de gol

Na véspera, Abel Braga fez algumas previsões: o treinador sabia que o Fluminense teria maior posse de bola, mas, ao mesmo tempo, lembrou que o ferrolho do Zamora, formado por uma linha de cinco na defesa, poderia render dificuldades ao time. Foi exatamente o que aconteceu. Desde o primeiro minuto, o Flu tomou a iniciativa buscando abrir o placar. Mas, apesar do grande volume de jogo, o gol simplesmente não saiu na etapa inicial.

As tentativas foram variadas. Sobis, escolhido por Abel para substituir o lesionado Thiago Neves, tentou se movimentar para dar opção a Deco. Wellington Nem, com a sua conhecida velocidade, também era bastante acionado, assim como o lateral Bruno, presença constante no ataque. Fred lutava entre os zagueiros. Mas a marcação rival era bem executada. Apesar da insistência, foram raras as chances de perigo para o goleiro Forero.

Na defesa, a situação tricolor era bem tranquila. Os venezuelanos praticamente não atacaram. Foram dois lances isolados: um chute que passou perto da trave e um escanteio cobrado de maneira fechadinha, obrigando Diego Cavalieri a tirar de tapa.

Com o passar do tempo, a marcação do Zamora começou a irritar o Fluminense. E a calma que o treinador pediu aos torcedores e ao próprio time, o capitão Fred acabou não tendo. O zagueiro Bustamente passou o jogo inteiro como um carrapato grudado no camisa 9. Após uma das inúmeras disputas de bola entre os dois, Fred perdeu a cabeça e, mesmo de costas, desferiu um cruzado no adversário. Ele poderia ter sido expulso, mas o árbitro chileno Patrício Polic deu apenas o cartão amarelo. Na saída para o intervalo, apesar de os tricolores terem evitado as vaias, Abel Braga ouviu das aquibancadas o pedido para a entrada de Lanzini.

Pressão, enfim, dá em gol

Apesar dos gritos por Lanzini, a mudança feita por Abel Braga foi no ataque. Na esperança de ganhar mais bolas pelo alto, o treinador sacou Rafael Sobis e lançou Rafael Moura. A substituição mudou a tática e a postura do time. O volume de jogo foi mantido, mas uma diferença saltou aos olhos: chances de gol. O time iniciou a etapa final assustando de cara os venezuelanos. Até mesmo Diguinho, de canhota, acertou a trave. E a bola insistia em não entrar.

Outra das previsões de Abel era que se o Fluminense não controlasse a ansiedade, e a torcida passasse a pressionar, o time jogaria de maneira errada fazendo com que até mesmo os zagueiros tentassem resolver lá na frente. Nesta projeção, Abel acertou apenas uma parte. O time tricolor continuou martelando o Zamora até que uma bola sobrou limpa para Anderson chutar para abrir o placar. O zagueiro voltava para o seu setor após uma bola levantada na área e acabou no lugar certo na hora certa: 1 a 0.

O gol trouxe tranquilidade ao Fluminense. O peso de abrir o placar diante de um time tão fechado já tinha saído dos ombros tricolores. Até mesmo a torcida ficou mais tranquila e incentivou ainda mais a equipe.

O argentino Lanzini entrou no lugar de Deco, e o time seguiu pressionando, mas sem afobação. Rafael Moura quase marcou um belo gol em chute colocado. No lance seguinte, Lanzini teve boa chance. Tudo parecia controlado, mas uma chance clara de gol do Zamora salva por Anderson serviu para manter o sinal de alerta ligado no Fluminense. Zambrano quase empatou.

Apesar do susto, o time conseguiu administrar o resultado e sair do Engenhão com a campanha irrepreensível nos três primeiros jogos da fase de grupos. Após o apito final, aplausos da torcida para os volantes Diguinho e Valencia. Sofrimento, gol salvador de zagueiro e festa para os marcadores do time. A vitória do Fluminense com cara de Libertadores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições